Assinar


Região

Milhares de pessoas “Há Volta” do ciclismo

Oliveira do Bairro foi, mais uma vez, palco da grande festa do ciclismo, na passada sexta-feira, dia 5. A cidade recebeu a meta da 1.ª etapa da 73.ª Volta a Portugal que levou ao pódio o português Sérgio Ribeiro, corredor da Barbot/Efapel.
A chegada dos ciclistas aconteceu por volta das 17h20, depois de uma das etapas mais longas desta prova, mas a festa do ciclismo fez-se desde o início da tarde na entrada poente da cidade, onde a Feira da Volta e o Programa da RTP, conquistaram milhares de pessoas ao longo da tarde. Público que se foi instalando num verdejante jardim com cascata de água a compor a enorme moldura humana que não arredou pé até à chegada dos ciclistas.
Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi, mais uma vez, o anfitrião do programa “Há Volta”, apresentado por João Baião, Isabel Figueira e Joana Teles. Um programa onde foram também entrevistados: Anália Rosa, atleta do concelho e Mário Braga, presidente da ADREP, António Mota e Ricardo Esteves, presidente e director desportivo da ADERCUS, respectivamente, Bruno Estima, dos Crassh, representante do Grupo Bairrada Ribeirinha, João Dias do IPSB e Fernando Pinhal, presidente da Associação Kiwicoop.
Mário João Oliveira falou da atracção que o concelho exerce pelas condições que oferece, quando questionado sobre o crescimento populacional do concelho nos últimos anos, de acordo com os resultados dos censos 2011. Sublinhou o forte associativismo que caracteriza o concelho, das 90 associações que existem em Oliveira do Bairro e destacou o empreendedorismo da população, sempre pronta a dar o seu melhor e a trabalhar pela sua terra. O autarca afirmou ainda, publicamente, o apoio que tem vindo a ser dado ao desporto e à cultura por este executivo, todos os anos. Ao longo de todo o programa, Mário João Oliveira teve a companhia de Anália Rosa, atleta e maratonista do concelho, que conta no currículo com reconhecidos méritos desportivos nacionais e internacionais. Aliás, o desporto foi uma das grandes referências ao longo do programa, através das duas associações que na área do atletismo mais se têm destacado como é o caso da ADREP e da ADERCUS. Anália Rosa referiu que “nunca como agora houve tantas oportunidades de praticar desporto no concelho, não só no apoio que as associações recebem, como na diversidade de modalidades disponíveis”.
A cultura bairradina esteve também em grande destaque, quer através da Kiwicoop, com a apresentação da associação e do trabalho que vem desenvolvendo no concelho, quer com a presença de dois grupos que deram a tónica etnográfica e tradicional do concelho ao programa, com o Grupo Etnográfico Bairrada Ribeirinha e o Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra, que integra a área Cultural e Recreativa da ADREP.
Dos jovens e do talento que se vai desenvolvendo no concelho foram excelentes representantes os Crassh. Bruno Estima apresentou o grupo, falou da sua origem na Escola de Artes da Bairrada e a performance que apresentaram no “Há Volta” sublinhou o carácter inovador que este grupo bairradino tem levado a vários palcos nacionais, fazendo música a partir de lixo, muitas das vezes com matérias-primas desta região, como afirmou em directo. O Instituto de Promoção Social de Bustos foi a instituição convidada pela RTP para apresentar algumas demonstrações de ginástica, bem como alguns dos projectos que naquela escola dão projecção, como é o caso dos Carrinhos Fotovoltaicos, que de novo foram chamados pela produção a marcarem presença no programa.