Assinar
Anadia // Bairrada // Oliveira do Bairro  

Três bustos furtados em Oliveira do Bairro e Anadia

 

A moda dos furtos de bustos parece ter chegado aos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia. Os bustos de ilustres cidadãos destes dois concelhos foram recentemente furtados das praças onde se encontravam, evidenciando assim a fragilidade em matéria de segurança e a facilidade com que são levados dos pedestais onde se encontravam.
Desapareceram, da noite para o dia, num espaço de duas semanas, os bustos do escritor e diplomata António de Cértima (1894-1983), localizado na Avenida Abílio Pereira Pinto, em frente à Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro; do Visconde de Seabra (1798-1895), autor do Código Civil 1867, notável político, Ministro de Estado e Juiz da Relação do Porto e do Supremo Tribunal de Justiça e de Fausto Sampaio (1893-1956), pintor impressionista e paisagista, estes últimos localizados na Praça Visconde de Seabra, junto ao Tribunal de Anadia.
Segundo fonte policial, existem fortes suspeitas de que estes furtos possam estar relacionados com outros, registados recentemente no norte do distrito de Aveiro (Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Ovar). Peças em bronze, furtadas pela calada da noite, para depois serem derretidas e vendidas.
Na realidade, o furto deste tipo de peças, em bronze, não é muito vulgar e parece ser realizado por profissionais que agem rapidamente, controlando os movimentos das forças policiais nas áreas que fiscalizam.
Segundo apurámos, uma testemunha ocular terá visto um Audi A4, por volta das 3h da madrugada, do passado dia 29 de Julho, junto aos bustos furtados em Anadia. Após um contacto para a GNR e apesar dos esforços daquela força policial, não foi possível interceptar o veículo avistado no local.

Autarcas indignados. Sobre o furto do busto de António de Cértima, Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, afirmou que “o município espera que as entidades competentes, a quem foi entregue o caso, consigam localizar os autores destes actos, e que sejam punidos exemplarmente”. O autarca mostrou-se esperançado que “se possa vir a recuperar o busto do escritor”.
Relativamente aos furtos verificados em Anadia, o autarca Litério Marques não deixou de mostrar preocupação e tristeza pelos dois bustos furtados em pleno centro da cidade. Para o autarca estas situações evidenciam ainda a falta de respeito pelo que é público, mas também o estado de insegurança a que se chegou.
Litério Marques diz que para além destes bustos, os cemitérios do concelho não têm sido poupados, sucedendo-se os furtos nestes locais. Por outro lado, adianta que também o município tem sido lesado já que nas freguesias têm desaparecido grelhas e tampas de saneamento, peças em ferro e sinais de trânsito. “Temos feito inúmeras comunicações, mas infelizmente não se tem conseguido identificar os autores destes actos”, diz o edil anadiense, acrescentando que as questões da insegurança são preocupantes. Contudo, diz manter toda a confiança nas autoridades, até porque só elas poderão chegar aos autores destes furtos. “Em relação aos bustos fizemos as comunicações à GNR e ao Ministério Público. Vamos aguardar algum tempo para ver se algum deles aparece”, dando conta ainda que a Câmara Municipal está disposta a repor os bustos: “trata-se de ilustres anadienses que tantos serviços prestaram à comunidade, pelo que não podemos deixar os monumentos decepados”.
A GNR está a investigar estes furtos.

Catarina Cerca/Manuel Zappa