Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: Alunos da EPVL “fizeram barulho” pelo Milénio

Dezenas de pessoas reuniram-se, no dia 19, ao final da manhã, em frente à Câmara Municipal da Mealhada, associando-se à campanha “Levanta-te e Actua! Faz barulho pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio!”. Alunos e professores da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) – que organizou a acção, contando com o apoio logístico da autarquia – levantaram-se contra a pobreza e fizeram-se ouvir pelos oito objectivos da acção. O evento foi preenchido pelas diversas actuações dos alunos participantes que, em torno da causa, se expressaram através da música, da dança e da representação. Mas, o programa solidário não acaba aqui e a EPVL iniciou, em parceria com a Câmara, uma campanha de recolha de alimentos e roupas que se irá estender até ao final do mês. Bens que, posteriormente, serão entregues à Roda Viva – Loja Social da Mealhada e a outras instituições de apoio a famílias carenciadas do concelho.
Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria mundial para o desenvolvimento são os objectivos patentes no espectáculo levado a cabo pela escola profissional.
Presente no evento, o vereador da autarquia com o pelouro da Acção Social, conta que “quando um grupo de professores e alunos da EPVL abordou a Câmara para apresentar este programa de acção, recebeu a nossa imediata e pronta disponibilidade”. O responsável diz ser “muito consolador ver estes jovens com uma preocupação social e disponibilidade para a solidariedade tão assumida e espontânea”. Sobre o evento, Júlio Penetra comenta que “para além do grito que lançaram através de um belo espectáculo, fica a alegria, a força e a convicção com que o fizeram”. A seu ver, estes estudantes “prestigiaram a sua geração e a sua Escola e deixaram uma promessa de entrega no combate aos flagelos deste século”.