Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Novo pólo escolar servirá duas freguesias

 

O novo Centro Escolar de Avelãs de Cima/Avelãs de Caminho estará concluído em 2013 e vai receber 288 alunos (máximo 336) oriundos destas duas freguesias do concelho de Anadia. Representa um investimento total de 2.225.416,63 euros.
O auto de consignação da obra foi assinado na última terça-feira, na Câmara Municipal de Anadia, entre o autarca Litério Marques e a representante da empresa Marvoense, que irá construir este equipamento na zona do Pinhal do Prior (Cêrca).
Este novo equipamento escolar, que terá uma área de construção de 2.521m2, conta ainda com uma comparticipação do programa +Centro de 1.780.333,30 euros, equivalente a 80% do valor total.
Com um prazo de execução de 15 meses, o novo pólo terá apenas um piso (térreo), sem barreiras arquitectónicas e faz um aproveitamento da orientação solar. Seguindo a mesma linguagem arquitectónica da Biblioteca Municipal de Anadia e dos Pólos de Paredes do Bairro e de Sangalhos, este novo edifício assume uma linguagem arquitectónica com um carácter contemporâneo, baseado em linhas simples e minimalistas mas com profundo respeito pela envolvente paisagística.
Isso mesmo foi sublinhado pelo arquitecto Rui Rosmaninho, que durante a apresentação do equipamento, destacou o cuidado na distinção dos espaços interiores para evitar possíveis conflitos entre as diferentes funções espaciais. “Foram também escolhidos materiais de elevada resistência e de pouca manutenção, assim como privilegiamos a iluminação natural e materiais com bom isolamento térmico e acústico, boa caixilharia, por forma a ter baixos consumos energéticos”, acrescentou.
No pólo destacam-se quatro sectores: o sector dos espaços sociais, o sector dos espaços administrativos / direcção, o sector dos espaços de ensino e de apoio e o sector dos espaços de apoio geral. Haverá sete salas de aulas para o 1.º ciclo, sala de informática, cinco salas para o pré-escolar, biblioteca, uma sala polivalente com pequeno palco, cozinha e amplo refeitório, vários gabinetes, salas de professores, salas de apoio, balneários, sanitários, átrio de entrada, parque infantil em piso sintético de borracha, recreio coberto e polidesportivo ao ar livre, servido por uma pequena bancada e um percurso pedonal em betão colorido localizado a sul da edificação. “Este último possui duas pistas com marcação de numeração no pavimento, simbolizando uma régua escolar, permitindo igualmente a prática desportiva”, destacou o arquitecto.
Na oportunidade, o autarca Litério Marques sublinhou que o município tem 19 milhões de euros em obras já contratualizadas. “A consignação de mais esta obra é para nós motivo de alegria porque temos consciência de que terá princípio e fim e que rapidamente estará ao dispor das populações”.
Sendo este o terceiro pólo adjudicado, avizinha-se também para breve a assinatura do auto de consignação do pólo de Sangalhos. Quanto aos restantes pólos previstos na Carta Educativa, LItério Marques diz que “são para avançar, desde que continue a haver financiamento para os mesmos”.
Refira-se que, com a entrada em funcionamento deste pólo, encerram três E.B.1 e três Jardins-de-Infância em Avelãs de Cima e a E.B.1 e Jardim-de-Infância de Avelãs de Caminho.

Catarina Cerca