Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Bairradina emigrante entrega cadeira de rodas e de banho a jovens com deficência

Este é o mote por que se tem pautado, nos últimos anos, a vida de Fernanda Vagueiro: tudo fazer em prol das crianças necessitadas de Portugal. Todo o dinheiro que a bairradina Fernanda Vagueiro, natural dos Covões e emigrante no Luxemburgo,  consegue, através da venda dos seus livros (já lançou cinco) e de ações de solidariedade, quase sempre no Luxemburgo, reverte para situações de carência em Portugal.
Desta vez, os beneficiados foram Fábio Santos (do Silveiro, Oliveira do Bairro), de 15 anos, a quem foi entregue uma cadeira de banho no valor de 3000 euros, e “Drika”, de 16 anos, institucionalizada na CERCIAG, Águeda, a quem foi dada uma cadeira auto (feita especialmente para ela), no valor de 2300 euros.
A entrega foi feita no dia 13 de abril, no Rotary Clube de Águeda, aproveitando um período em que Fernanda Vagueiro se encontrava em Portugal.
A iniciativa foi intermediada pelo Rotary Clube (RC) de Águeda, depois de Acácio Oliveira, do clube rotário de Oliveira do Bairro (afilhado do clube de Águeda) ter levantado a oportunidade para que, por intermédio do Clube, a jovem da CERCIAG pudesse ser beneficiada. O presidente do RC de Águeda, Celestino de Almeida, acredita que “só uma pessoa muito rica em termos de personalidade e consciência social e com grande espírito solidário” pode ter uma atitude como esta.
Fábio Santos, 15 anos, a frequentar a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, mostrou a JB a sua satisfação pela oferta de Fernanda Vagueiro. “Ganhei mais autonomia e sempre tenho mais privacidade”, referiu.
O espírito solidário de Fernanda Vagueiro intensificou-se após uma delicada cirurgia à coluna vertebral, há 13 anos. “Prometi a Deus que, enquanto vivesse, ajudaria crianças necessitadas. Ajudo em Portugal, porque entendo que é onde precisam mais”, explica a benemérita, há quase 20 anos no Luxemburgo. Em 2013, Fernanda Vagueiro prevê lançar mais um livro, deste vez de poesia, cuja receita reverterá, como até aqui, para quem mais precisa.

Jantares solidários no Luxemburgo

Todos os anos, Fernanda Vagueiro junta um grupo de mulheres no Luxemburgo, num restaurante, para um jantar de solidariedade.
O grupo começou com 30 mulheres e, em novembro de 2011, já eram 120. Com a ajuda da filha, Cristina Justino, e de uma amiga, Susana Rito, Fernanda Vagueiro recorreu a amigos e conhecidos para divulgar o evento e conseguiu juntar este número expressivo em Esch, Luxemburgo.

Ler mais na edição impressa.

Oriana Pataco

Comentários

  1. PAULO ALMEIDA diz:

    MUITOS PARABENS DNA. FERNANDA
    QUE ESSE SEU CORACAO CONTINUE AQUECER DURANTE MUITOS ANOS

    MUITAS FELICIDADES PARA A SENHORA

    BEM HAJA

  2. PAULO ALMEIDA diz:

    E DE MUITAS FERNANDAS VAGUEIRO , QUE ESTE PORTUGAL PRECISA

    FORCA PARA CONTINUAR

  3. adriana diz:

    este foi o primeiro ano que eu frequentei estes jantares e adorei poder participar numa causa tao nobre, força dona fernanda

Pergunta da semana

Um estudo indica que mais de duas doses diárias de álcool por dia aceleram perda de memória. Qual o seu consumo habitual no dia a dia?

View Results

Loading ... Loading ...
Newsletter Powered By : XYZScripts.com