Assinar


Oliveira do Bairro

Programa Verão Total, da RTP1, em direto

Nos últimos anos, Oliveira do Bairro acolheu dois programas de televisão (Há Volta) feitos a partir do concelho, no dia da etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Este ano, a cidade recebe o Verão Total, a partir das 10 até às 13h, com apresentação de Joana Teles e Francisco Mendes, as reportagens de Hélder Reis e Ana Viriato. Pelo programa, realizado este ano em frente à Biblioteca Municipal, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, vão passar uma mão cheia de temas, convidados, músicas, reportagens e diretos feitos a partir de vários locais, que ao longo de três horas de emissão vão dar a conhecer alguns dos aspetos que caraterizam e se destacam no concelho, do desporto à cultura, passando pela música, indústria, educação e gastronomia. Ao longo do programa os telespetadores vão fazendo um périplo pelo concelho: do Troviscal, com uma visita ao Museu de Etnomúsica da Bairrada, ao Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa; do Parque da Pateira, em Oiã, à Pista de Atletismo da ADREP, na Palhaça; da indústria cerâmica à Cooperativa Agrícola da Bairrada. Com a música a viagem faz-se na companhia da música tradicional, com os Grupos de Cantares de Bustos e do Silveiro, da Banda Filarmónica da Mamarrosa e da apresentação de alunos e professores da Escola de Artes da Bairrada.
Nos últimos anos, este evento somou já uma dezena de horas de televisão para todo o mundo que acompanha a RTP, a RTP Internacional e a RTP Online. Além da cobertura televisiva são muitos os outros meios de comunicação que acompanham a Volta a Portugal em Bicicleta.
“O objetivo é dar a conhecer as coisas boas que se têm feito no concelho, dando voz a várias entidades para comentar a grande qualidade do tecido associativo nas diversas áreas, dando um rosto da modernidade e do crescimento do nosso concelho”, afirmou Mário João Oliveira.
Nas anteriores realizações (programa Há Volta) foi sempre levado a cabo na entrada poente da cidade. O verão da RTP vai ser em frente à Biblioteca Municipal. “A configuração do programa Verão Total é diferente do programa da Volta a Portugal em Bicicleta. Daí apostarmos e darmos nota de outros espaços centrais da sede do concelho”, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.