Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Câmara deixa prenda de 15 mil euros aos Bombeiros Voluntários

Em jeito de prenda de aniversário mas também de Natal, a Câmara Municipal de Anadia entregou, no último sábado, um cheque de 15 mil euros aos Bombeiros de Anadia. “A nova viatura pesada de combate a incêndios florestais, que acabou de ser benzida, [e que custou 122.699 euros, com comparticipação de 85% de fundos comunitários] ainda não está totalmente paga. Tem contado com a generosidade do povo de Anadia que, acredito que continuará a sê-lo. E também a Câmara de Anadia vai deixar hoje aqui 15 mil euros”, adiantou Litério Marques, encerrando com forte ovação o momento de discursos da Ceia de Natal e comemoração do 79.º aniversário da Associação de Bombeiros Voluntários de Anadia.
Antes ainda, o presidente da Associação, Mário Teixeira, dirigindo-se precisamente ao autarca Litério Marques, frisaria que “a vossa presença vem demonstrar o carinho e a atenção que os senhores atribuem ao corpo de bombeiros. Sem a vossa ajuda, não teríamos percorrido o que já percorremos nem teríamos atingido a meta que já atingimos”.
Mário Teixeira enunciaria também, perante um salão nobre repleto, “números impressionantes, do ano 2011”. Um ano em que os Bombeiros de Anadia efetuaram 15.631 serviços (média de 42,8 serviços/dia) e as viaturas percorreram 653 mil quilómetros. Cerca de “17.100 pessoas foram transportadas pelos Bombeiros – se atendermos que a população do concelho ronda os 30 mil habitantes, os Bombeiros transportaram no ano passado mais de metade da população”. Mário Teixeira destacaria ainda outro dado importante: “39.146 horas foi o tempo que os nossos Bombeiros dedicaram à emergência e ao socorro, no seu concelho e fora dele”. “Podemos fazer um pequeno exercício com este número de horas e facilmente chegaremos a estas conclusões: se fosse possível a um só bombeiro fazer todos estes serviços, precisaria de cerca de 20 anos para o fazer; se fosse possível fazer num só dia estes serviços, seriam necessários 4.875 bombeiros.”
É, por isso, “com um carinho muito especial que dirijo aos Bombeiros Voluntários de Anadia, em dia de aniversário, um obrigado por tudo o que têm feito pela nossa comunidade”. No mesmo tom de agradecimento, o comandante Eduardo Matos saudaria de forma destacada o corpo de bombeiros, “por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano”.

Lembrança modesta mas muito simbólica. Em dia de aniversário, não podem faltar as prendas. João Venâncio Marques, amigo de longa data dos Bombeiros e um apaixonado por tudo o que faz História neste concelho, protagonizou um dos momentos emocionantes daquela noite de festa. “Os Bombeiros Voluntários de Anadia assinalam 79 anos de existência – é precisamente a minha idade”, começaria por dizer. “Hoje, vou entregar a Mário Teixeira algo que possivelmente falta na sua coleção, sobre a homenagem que lhe foi prestada no passado dia 20 de outubro – um trabalho modesto, simples e simbólico.” Mais não é do que um apanhado de tudo o que saiu na imprensa sobre a homenagem e fotografias do evento, lembrança que deixou o presidente da direção comovido. “Estou-lhe imensamente grato e este livrinho que me deu vai ter um lugar de destaque na minha casa”, afirmaria Mário Teixeira.

Estagiários finalizam etapa. Durante o jantar de aniversário, os estagiários que terminaram o curso na Escola de estagiários de Bombeiros, prestariam uma singela homenagem ao seu formador, Sub-Chefe Salgueiro Baptista. A lembrança – uma fotografia com o grupo de estagiários – seria uma forma “de agradecer todo o seu trabalho e disponibilidade”. O agradecimento estender-se-ia a todos os bombeiros “que nos ajudaram na concretização desta nova etapa”.
Salgueiro Baptista, dirigindo-se aos bombeiros que terminaram o seu curso, solicitou “que dignifiquem esta farda”. “Foi com muito orgulho que os orientei. Não sejam mais um, mas alguém que vem para ajudar”, remataria o Sub-Chefe.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt