Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Autarcas prometem que após extinção da freguesia de Bustos, 18 de Fevereiro será sempre comemorado

“Hoje é um dia bonito! Se calhar um último nestes moldes”, afirmou a presidente da Assembleia de Freguesia de Bustos, Áurea Simões, durante a sessão solene do 93.º aniversário da criação da freguesia de Bustos, numa clara alusão à reforma administrativa que extinguiu a freguesia e criou a União de Freguesias de Bustos, Mamarrosa e Troviscal.
Áurea Simões destacou a inauguração do Polo Escolar de Bustos que ainda marca mais o dia, que, na sua opinião, “não deve ser esquecido pelos bustuenses”. “Um dia que esperamos que seja sempre comemorado e nunca esquecido pelos bustuenses”, afirmou a presidente da Assembleia de Freguesia de Bustos.
Numa cerimónia que contou com a presença dos alunos que ocuparam o novo Polo Escolar e dos elementos do grupo de história do IPSB, que fizeram uma recriação histórica da criação da freguesia de Bustos, Duarte Novo, presidente da Junta, disse estar “muito orgulhoso que as crianças tenham tido o privilégio de viver este momento que é marcante e que passam, a partir de hoje, a ter uma melhor qualidade de vida. “Esta freguesia consegue com a sua dinâmica trazer o cultural e o social”, acrescentou Duarte Novo, sublinhando que “são momentos que não se vão perder, pelo que nos próximos anos estaremos aqui a comemorar o dia da freguesia”.

Dia grande. Para Manuel Nunes, presidente da Assembleia Municipal, o 18 de Fevereiro “será sempre um dia grande para Bustos, independentemente das leis que os homens façam. Espero que este dia, que é festejado com alegria, seja sempre festejado no futuro”. “No passado, quando os meios eram escassos, os bustuenses não baixaram os braços. Foram empreendedores e inovadores. E mostraram aos responsáveis políticos da altura que era com toda a legitimidade que devia ser dada autonomia a Bustos.” Por isso, “hoje temos e devemos falar do presente e daquilo que hoje acontece e daquilo que as pessoas vão conseguir fazer e realizar”, acrescentou o autarca.

Feliz coincidência. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por destacar a importância da criação da freguesia de Bustos, sublinhando que “são poucas as freguesias que conseguem, ano após ano, de forma vincada, assinalar o dia da freguesia”.
Mário João destacou a abertura do Polo Escolar, que considerou “de uma feliz coincidência” e que vai dar melhores condições aos alunos de Bustos. “Quando temos obras materializadas e ao serviço da população, estas têm um eco diferente”, afirmou o autarca, acrescentando que, apesar das obras feitas em Bustos, “ainda há muito por fazer. Falta ainda muita coisa”.
Deu como exemplo, a necessidade de serem efetuadas obras no Palacete de Bustos, no entanto salvaguardou que “temos que esperar pela oportunidade certa para que possamos dar um arranjo significativo e duradouro ao Palacete”. Anunciou ainda que dentro de três meses, dez arruamentos da freguesia de Bustos receberão novas camadas de asfalto.
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt