Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Mário Sérgio Nuno (Quinta das Bágeiras) distinguido como Produtor do Ano pela Revista de Vinhos

O produtor bairradino Mário Sergio Nuno foi distinguido com o prémio Produtor do Ano (2012), pela Revista de Vinhos.
A entrega de prémios teve lugar na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, na Alfândega, no Porto.
Para além de Mário Sérgio, proprietário da Quinta das Bágeiras (Fogueira-Sangalhos) foram também premiados com Excelência três vinhos da região, um do próprio Mário Sérgio (Quinta das Bágeiras Pai Abel Branco 2009) e dois outros vinhos de dois grandes produtores da Bairrada, Luís Pato e João Póvoa, respetivamente com os vinhos Luis Pato Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2009 e Kompassus Private Selection 2009.
Vinhos que, de acordo com a Revista de Vinhos deste mês, “nos fazem sonhar, que nos despertam como nenhuns outros, os sentidos de prazer”.
Ao Jornal da Bairrada, o produtor bairradino vê esta distinção como “o reconhecimento do trabalho realizado ao longo dos 24 anos de existência da Quinta das Bágeiras”. Por outro lado, diz ser também um “grande estímulo para continuar nesta tarefa árdua de produzir vinhos de excelência”.
De acordo com a Revista de Vinho, o produtor Mário Sérgio é um “produtor que desde há mais de duas décadas representa o melhor dos Bairradas clássicos e que em 2012 lançou mais um conjunto de excelentes vinhos”.
O produtor, que possui 28 hectares de vinha, confessa que daqui em diante espera uma maior recetividade e confiança em relação aos vinhos da Quinta das Bágeiras, quer no mercado nacional, quer internacional, onde se tem vindo a afirmar nos últimos anos.
Recorde-se que este produtor já alcançou outros prémios importantes ao longo da sua carreira: foi considerado Agricultor do Ano 2004 em Portugal, pelo Ministério da Agricultura; obteve o título de Uma das 100 melhores adegas do mundo em 2011, pela revista Americana “WINE & SPIRITS” e o Prémio de Excelência 2012 da Revista de Vinhos para o vinho branco “Pai Abel 2009”, primeira ano de produção com esta designação.

Prémio para a casta Baga. A casta Baga, amada por uns e odiada por outros, tem em Mário Sérgio um acérrimo defensor, já que pertence aos Baga Friends, (grupo que integra nomes como Filipa Pato, João Póvoa – Kompassus, Luís Pato, Dirk Niepoort, Sidónio Sousa, François Chassant – Quinta da Vacariça e Palace do Bussaco, criado em 2010 com o objetivo de preservar, defender e divulgar vinhos da Bairrada, produzidos com a casta Baga). Nesta noite, juntamente com o vinho de Mário Sérgio, também os de Luís Pato e João Póvoa foram galardoados.
Por isso, os prémios Excelência, conquistados, são, na opinião do produtor bairradino “o reconhecimento por parte da comunicação social e dos consumidores para a grande casta que é a Baga. E, mais uma vez, comprovar que quando bem trabalhada e instalada no seu verdadeiro terroir dá vinhos de excelência”.
Segundo Mário Sérgio, estes prémios “vêm contribuir para que a região da Bairrada passe a ombrear com as regiões mais destacadas do país”.
Estes prémios da Revista de Vinhos, já apelidados de “Óscares” do Vinho, vão na sua 16.ª edição e premeiam anualmente a excelência do setor: instituições e pessoas que se destacaram na fileira vínica e gastronómica em Portugal.
CC