Assinar
A. da Gândara // Anadia // Bairrada  

Amoreira da Gândara: Casa do Povo recebe subsídio de 170 mil euros da tutela

A Casa do Povo de Amoreira da Gândara encontra-se a fazer obras de ampliação e remodelação das suas instalações destinadas à terceira idade, nomeadamente às respostas de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Tendo em conta que as infraestruturas existentes são muito antigas, exíguas e desadaptadas ao fim a que se destina, estas obras têm como objetivo criar condições para os idosos, assim como criar condições de trabalho às colaboradoras. Um outro objetivo, e não menos importante, passa por adquirir a licença de utilização que irá colocar a instituição na legalidade, o que lhe dá maior probabilidade de crescimento futuro.
Na sequência de um pedido de ajuda que a Casa do Povo fez ao Ministério da Solidariedade e da Segurança Social tendo ainda, em 2011, sido contemplada com o montante de 52.200 euros, o que constituiu uma ajuda importante para o arranque desta obra, a instituição conseguiu investir, em 2012, cerca de 120 mil euros. No ano passado, o deputado Raúl Almeida e o presidente da concelhia do CDS-PP/Anadia, Tiago Castelo-Branco, numa visita às instalações da instituição e colocando-se ao corrente das dificuldades sentidas, aconselharam a direção da Casa do Povo a fazer novo pedido de subsídio ao Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, deixando a garantia de que a instituição poderia contar com o apoio de ambos, que colocariam o Ministro a par da real situação da instituição. Neste sentido, no final de 2012 foi feito novo pedido ao Ministro da Solidariedade e da Segurança Social e “foi com grande entusiasmo que chegou já este mês a resposta de atribuição de uma verba no valor de 170 mil euros.”
Segundo a direção, “trata-se de um incentivo muito importante para todos nós não apenas pelo seu valor monetário, mas também pela motivação e ânimo que traz para acreditar neste projeto”. A Casa do Povo considera ser um incentivo que constitui também um reconhecimento pela necessidade desta obra e é sempre reconfortante verificar que o cariz social e humanitário ainda está presente e que ainda existem iniciativas que apostam nesta missão.
Este montante, referem, “irá permitir concluir a primeira parte da obra que se destina à ampliação da instituição”, calculando a direção que, em fevereiro de 2014, os idosos já passarem a usufruir do espaço do novo edifício, o que constitui grande melhoria à qualidade na prestação de serviços.
Assim, as novas instalações serão equipadas com a sala de estar dos idosos, a sala de atividades, as casas de banho, nomeadamente de apoio à higiene corporal, gabinetes técnicos e administrativos. Será de facto o edifício que terá um maior impacto na prestação direta dos serviços a esta faixa etária e que já vai ser possível a partir do primeiro trimestre do próximo ano.
Este constitui um sonho antigo que agora começa a ganhar forma, em grande parte devido ao apoio do Ministério da Solidariedade que, no total, atribuiu 222.200 euros para este fim.
Ficará por concluir a parte respeitante à remodelação que integra o refeitório, a cozinha, os vestiários das colaboradoras e a lavandaria.