Assinar


Anadia // Bairrada  

Três anos de prisão por maltratar a companheira

Um homem, residente em Sangalhos, foi condenado, na penúltima quinta-feira, a três anos de prisão, suspensa por período igual, pelo crime de violência doméstica.
O tribunal formou a convicção tendo por base as declarações do arguido que, durante três anos, não poderá cometer mais nenhum crime de violência doméstica, arriscando-se a cumprir a pena de prisão efetiva.
O indivíduo, que não mostrou autocensura pelos atos praticados, terá ainda que pagar 200 euros, além de ficar obrigado a frequentar um programa de reinserção social.
No final da leitura da sentença, a juíza deixou bem claro que o tribunal, ao suspender a pena, está a dar uma segunda hipótese ao arguido.

Outros casos. Em julho de 2011, um homem, de 32 anos, na altura residente em Casal Comba, Mealhada, que batia violentamente na ex-mulher, foi condenado pelo coletivo de juízes do Tribunal de Anadia, a uma pena de prisão efetiva de 3 anos e 6 meses e ainda ao pagamento de indemnizações que totalizam cerca de 11 mil euros. No período em que decorreu o julgamento, o arguido ainda agrediu violentamente a sua atual companheira, grávida, partindo-lhe o nariz.
Já em 2009, um indivíduo de Oiã foi condenado pelo Tribunal de Oliveira do Bairro a cinco anos de prisão, em cúmulo jurídico, suspensos pelo mesmo período, pela prática de três crimes de violência doméstica, relativos a ofensas à sua ex-mulher e aos seus dois filhos.