Assinar
Anadia // Avelãs de Caminho // Bairrada  

Avelãs de Caminho: Encerramento das comemorações do Foral

A freguesia de Avelãs de Caminho vai encerrar, no próximo fim de semana, as comemorações dos 500 anos de Foral Manuelino. O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, vai presidir ao evento.
Assim, a Casa do Povo irá acolher, nos dias 15 e 16 de novembro, a exposição “Avelãs de Caminho – Retrato de um povo – 500 anos de Foral Manuelino”. A mostra será inaugurada no sábado, dia 15, pelas 19h, no salão da Casa do Povo, com a presença de D. António Moiteiro Ramos. A exposição estará patente no salão da Casa do Povo durante o final de semana e pode ser visitada no sábado, das 19 às 21h e no domingo, das 9 às 17h, numa parceria entre a Junta de Freguesia e a Casa do Povo.
Paralelamente estará exposto algum espólio pertencente a Eloy Sucena, já falecido. Irão participar também as instituições locais com uma amostra do seu trabalho passado, presente, mas também perspetivando o futuro.
Pelas 19h30 terá lugar a eucaristia solene, com a celebração do sacramento da Confirmação, presidida pelo bispo de Aveiro.
Às 20h30, no largo da Igreja, tem lugar a leitura da Carta de Foral pelos emissários de El Rei D.Manuel I, retratada pela Companhia “Os Cavaleiros do Tempo”, com animação a cargo do Grupo Musical “Colibry”, numa parceria entre a Junta de Freguesia e a Paróquia de Avelãs de Caminho.
Haverá ainda lugar a uma castanhada, como a tradição manda, à volta de uma fogueira, acompanhada por um bom vinho e jeropiga. E para quem não aprecia a castanha, poderá desfrutar de uma sopa quentinha, papas de abóbora, salgadinhos, doces e outras coisas mais. Este evento conta com organização a cargo da Comissão de Festas em honra da Nossa Senhora da Saúde 2015.