Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Dias Cardoso homenageado em concerto e jantar

António Manuel Dias Cardoso vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e pela Escola de Artes da Bairrada (EAB), no próximo dia 23 de novembro, pelo contributo decisivo que deu na difusão e ensino das artes no concelho.
Do programa da homenagem fazem parte um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, às 18h, que apresentará obras de Mozart, Haydn e Locheur, sob a direção do Maestro Jean-Sébastien Béreau, e um jantar no Hotel Paraíso, às 20h. Antes do concerto será servido na Cafetaria do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol um “Espumante de Honra”, aberto aos convidados e público presente.
De acordo com a organização da homenagem, António Manuel Dias Cardoso “pugnou a vida inteira por uma ideia da arte enquanto elemento cultural estruturante de uma sociedade, contribuindo para que os seus concidadãos em geral, e os jovens em particular, tenham acesso e beneficiem de formação artística”. Grande apaixonado pela música, para a qual é invulgarmente dotado, fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro e foi aluno de órgão de tubos do Conservatório Nacional de Lisboa.
Tendo começado por organizar e dirigir o Coro Litúrgico da Igreja de Oliveira do Bairro, fê-lo, de certa forma, evoluir para coro de câmara, com o qual realizou interessantes recitais, interpretando música dos melhores autores portugueses, passados e presentes. É de salientar que a existência deste coro veio a inspirar o aparecimento de outros congéneres no Troviscal, Bustos e Oiã.
No seu esforço pelo desenvolvimento da música coral, António Dias Cardoso promoveu no concelho de Oliveira do Bairro, durante a década de oitenta, pelo menos quatro cursos de direção coral com o maestro José Robert. Atualmente é membro do Coro de Câmara da Bairrada e Presidente da Direção do Círculo de Cultura Musical da Bairrada, cuja criação, em 1991, a ele se deve. Além de continuar a organizar programas de elevada qualidade artística com orçamentos praticamente simbólicos, o Círculo promoveu ainda alguns cursos de aperfeiçoamento em direção orquestral com o professor argentino Roberto Perez, no Conservatório de Aveiro, e de análise e interpretação musical com o maestro Christopher Bochmann, em Perrães.
Há mais de 30 anos que faz o acompanhamento a órgão das celebrações da Igreja de Oliveira do Bairro. Também este instrumento, cuja ideia de construção e aquisição a ele se deve, trouxe a Oliveira do Bairro intérpretes de renome como Antoine Sibertin Blanc, António Duarte e João Pedro Oliveira. Foi até ao dia 21 de dezembro último, durante 10 anos, o Presidente da Direção da Escola de Artes da Bairrada.
As reservas de bilhetes para o concerto da Filarmonia das Beiras, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, devem ser feitas junto da Escola de Artes da Bairrada, por telefone (234 752 648) ou email (info@escolartes.com) até ao dia 14 de novembro. Os bilhetes devem ser levantados também na EAB até este dia.