Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Generosa prenda da Câmara no sapatinho dos Bombeiros

A Ceia de Natal dos Bombeiros Voluntários de Anadia realizou-se no sábado, dia 20 de dezembro, data em que assinalou, em simultâneo, o 81.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
No sapatinho da instituição, a Câmara Municipal de Anadia deixou 10 mil euros, num gesto que sensibilizou todos os presentes.
As cerimónias tiveram início com a celebração da missa. Este ano, juntaram-se aos bombeiros, pela primeira vez, a Escola de Infantes e Cadetes e seus familiares. E, no final da eucaristia o grupo de infantes e cadetes foi chamado para imposição das insígnias, bem como os novos estagiários oriundos da Escola de Cadetes, que decorreu já este ano e que deverão iniciar a sua formação inicial em 2015 para ingresso na carreira de bombeiro.
De referir que os infantes, cadetes e estagiários foram apoiados e incentivados pelos monitores que os acompanharam durante o ano e lhe deram a conhecer a realidade de ser bombeiro. Refira-se ainda que a Escola de Infantes e Cadetes é da responsabilidade da comandante, apoiada por duas coordenadoras e um grupo de monitores.

Condecorações e promoções. Durante a cerimónia foi visível o orgulho e a satisfação dos familiares ao observar a forma com os infantes, cadetes e estagiários se apresentaram. Foram ainda reconhecidos por bons e efetivos serviços prestados à causa dos Bombeiros Portugueses os bombeiros do quadro ativo e em serviço, com a atribuição de Medalhas de Cobre (5 anos) aos bombeiros de 3.ª Hélio José Garcia Mendes e Fábio André de Jesus Almeida; Medalha de Prata (10 anos) aos bombeiros de 2.ª Luís Silvano, Ana Faria Barros e ao bombeiro de 1.ª Joel Marta. A Medalha de Ouro (15 anos) foi para o bombeiro de 2.ª José António dos Santos.

Mais de 300 pessoas na Ceia de Natal. Após as cerimónias seguiu-se a habitual Ceia de Natal no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, servida a mais de 300 pessoas, entre as quais os bombeiros e seus familiares, amigos, parceiros e, pela primeira vez, com a presença de infantes, cadetes, estagiários e seus familiares. Durante a ceia foram realizadas pelos infantes e cadetes duas peças de teatro, nas quais demonstraram alguns procedimentos que aprenderam durante o ano.
A ceia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, do presidente da Assembleia Municipal bem como vários elementos do executivo e da assembleia.
Na ocasião, a edil Teresa Cardoso agradeceu o trabalho prestado pelos bombeiros voluntários e enalteceu o trabalho que está a ser desenvolvido com os adolescentes nas Escolas de Infantes e Cadetes, atribuindo um subsídio de 10 mil euros à AHBVA, mostrando-se ainda disponível para apoiar as iniciativas dos bombeiros, durante o ano de 2015.
Também o presidente da Direção da AHBVA, Mário Teixeira, evidenciou as boas relações com a Câmara Municipal, solicitando o seu apoio no próximo ano, já que é necessário realizar obras urgentes nas instalações do quartel para melhorar as condições físicas do espaço. Por seu turno, a Comandante Ana Matias agradeceu a presença de todos os amigos e parceiros, enaltecendo ainda o trabalho e o esforço de todos os bombeiros durante o ano. Esta responsável agradeceu ainda aos pais dos infantes e cadetes por terem confiado os seus filhos ao Corpo de Bombeiros de Anadia, destacando que é sua intenção fazer crescer o Corpo de Bombeiros em número e em qualidade. Ana Matias manifestou o orgulho que tem em pertencer à família dos bombeiros e a alegria que sente quando vê a comunidade a aproximar-se do Corpo de Bombeiros. “Se em 10 infantes e cadetes um se tornar bombeiro e nove crescerem a respeitar os bombeiros estará cumprido um dos seus objetivos”, destacou.
A Ceia decorreu animada pela noite dentro, onde era visível o convívio e a boa disposição entre todos.