Assinar
Anadia // Bairrada  

Biblioteca de Anadia: Lions CLube da Bairrada premeia cartaz e texto sobre a Paz

O cartaz alusivo à Paz, da autoria de Tomás Américo Pedrosa Miguel, intitulado “Juntos através do amor e da compreensão construímos um futuro de Paz” e o texto literário de Maria Beatriz Loureiro do Souto e Silva, intitulado “Numa tarde de outono”, ambos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão) foram os grandes vencedores da presente edição do Concurso Cartaz da Paz e Texto Literário sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube da Bairrada.
A Festa da Paz teve lugar na tarde do último sábado, na Biblioteca Municipal de Anadia, local onde estão expostos todos os 110 trabalhos realizados por alunos dos concelhos de Anadia e de Oliveira do Bairro.
Na ocasião, Isilda Silva, presidente do Lions Clube da Bairrada, falou deste desafio lançado anualmente pelo Lions Internacional a todos os Clubes: “trabalhar a Paz, com os jovens, através dos concursos “ Cartaz da Paz” e “Texto literário sobre a Paz”, revelando aos muitos presentes que enchiam por completo o auditório da Biblioteca Municipal, ser o Lions Clube da Bairrada o Clube que mais instituições e alunos tem a participar nestes concursos, tendo este ano os alunos do concelho obtido um 2.º lugar no “Cartaz da Paz” e um 3.º lugar no “Texto literário” a nível nacional.
Sobre a Paz, o padre José Fernandes, do Colégio de Mogofores, fez uma muito original e interessante palestra para destacar que, muitas vezes, a Paz pode não ser sinónimo de um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Bem pelo contrário. E porque existem várias formas de Paz, esta também pode ser encontrada no trabalho, no desassossego, na ação: “a Paz que desafiamos e pela qual ansiamos”, pois “ficar ou estar em Paz pode ser o mesmo que fazer boas ações; ficar em paz com a verdade; estar em paz porque estou em ruído, estou em luta”.
Também a edil anadiense Teresa Cardoso se mostrou bastante agradada com a forma como o tema da Paz foi brilhantemente abordado pelo padre José Fernandes: “Todos ficamos embevecidos com a forma diferente de nos sensibilizar para uma palavra tão importante e tão simples”, diria a propósito da palestra, para o desassossego que a Paz nos pode trazer, mas também para a necessária reflexão que o tema nos pode e deve suscitar, seja aos mais novos ou aos mais velhos.

Premiados: Tomás Américo Pedrosa Miguel e Maria Beatriz Loureiro do Souto e Silva, Colégio de Famalicão; Clara Roberta Martins Fonte, EB 2/3 Anadia; Joana Cardoso da Cruz, EB 2/3 Vilarinho Bairro; Emília Neves Cardoso, Agrupamento Escolas Anadia; Inês Marques Cerca, Colégio Salesiano de Mogofores; Maria Martins, IPSB Colégio Frei Gil.

Catarina Cerca