Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

30 mil pessoas no Quartel das Artes em 2015

Cerca de 30 mil pessoas passaram em 2015 pelo Quartel das Artes Dr. Alípio Sol nos seus vários espaços, desde o auditório, com 415 lugares disponíveis nas inúmeras vezes completamente lotado, à cafetaria, passando ainda pela área de exposições. Foram realizados 68 eventos.
O ano de 2016 foi iniciado com mais um espetáculo – o Concerto de Ano Novo – que esgotou a capacidade do seu auditório, facto que antecipa, segundo a autarquia oliveirense, “mais um ano extraordinário de procura e participação do público, que foi uma constante ao longo de 2015”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, a atividade deste equipamento cultural revela “a necessidade que o concelho tinha de um espaço com estas características, mas também a contínua aposta do município na cultura e na sua população”. “O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é hoje cada vez mais um espaço dos oliveirenses, mas também da região e de tantos que nos têm procurado, pela nossa agenda regular, diversificada e acessível”. Trata-se, segundo o autarca, de “um equipamento cultural que se pretende afirmar como espaço onde se promove, vive e partilham experiências culturais diversas, certos de que é através da cultura que podemos contribuir para cidadãos cada vez mais conscientes da sua cidadania. Pretendemos, por isso mesmo, continuar neste caminho, acolhendo ações, contribuindo para a sua melhoria e propondo espetáculos através da sua programação, convictos de que é necessário tempo para a formação de públicos, sobretudo para práticas artísticas onde se sente menor afluência de público”.

Atividades. Dos eventos realizados em 2015, 35 foram programados pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e 27 realizados em regime de acolhimento, dando resposta à procura de várias associações e entidades do concelho, que encontram no QA um espaço nobre e distinto, com a qualidade e condições necessárias para os seus eventos e espetáculos, seja de apresentação das suas próprias atividades ou de angariação de fundos.
A grande diversidade de eventos foi também uma das mais-valias da programação de 2015 do QA, procurando ir ao encontro de vários tipos de público. Pelo espaço passaram 16 concertos, seis peças de teatro, três musicais, um festival de música (MOB), 12 espetáculos de Serviço Educativo (dirigidos ao público infanto-juvenil), duas conferências, quatro galas, 17 eventos multidisciplinares (música, teatro, dança, conversa, formação) e uma residência (Missão País).

Agenda. Para o primeiro mês de 2016, e depois do Concerto de Ano Novo da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, realizado no dia 2, o QA vai contar com o espetáculo “Concerto de Ano Novo e Reis 2016”, que juntará a Orquestra Filarmonia das Beiras ao cantor André Sardet, no próximo domingo, dia 10,às 21h30, realizado em regime de acolhimento pelos Atómicos Sport Club. A Cafetaria do QA vai receber, no dia 16, às 21h, a iniciativa “Conversas ao Café”, que terá como tema a dádiva de sangue e a associação ADASMA, numa organização da Câmara Municipal e do Jornal da Bairrada.
No dia 24 de janeiro regressa o Serviço Educativo do QA, com o “O boneco de neve – sessão de Música para Bebés”. O espetáculo, realizado pela Musa, vai ter lugar entre as 10h30 e as 11h30 e é dirigido a bebés dos 10 aos 36 meses.
Para o último dia de janeiro está reservada a estreia de José Cid no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol. No dia 31, o artista “bairradino” e a sua banda dão um “Concerto Solidário” promovido pela associação SOLSIL, num espetáculo de angariação de fundos.