Assinar


Anadia // Bairrada  

Câmara Municipal quer ver turistas a andar de b-AND

Depois de há um ano atrás terem entrado em circulação no concelho as bicicletas públicas bgAND, agora a Câmara Municipal de Anadia quer ver também os turistas a circular pelo concelho neste meio de transporte.
Por isso, na última sexta-feira, foram assinados protocolos com cinco unidades hoteleiras do concelho (Palace Hotel da Curia, Hotel das Termas da Curia, Pharmacy Hostel, Estalagem de Sangalhos, Hotel Cabecinho) no sentido de, em cada uma destas unidades hoteleiras, existir uma pequena estação com cinco bgAND, que serão disponibilizadas aos hóspedes que queiram dar um passeio de bicicleta por Anadia, Curia ou por outras freguesias do concelho.

Projeto ambicioso mas faseado. “Será uma forma de tornar as bgAND mais visíveis, divulgando-as pelos turistas”, admitiu a edil Teresa Cardoso, reconhecendo tratar-se de um projeto “ambicioso” que demorará algum tempo a concretizar, na medida em que o seu executivo pretende disponibilizar, nos próximos tempos, uma rede de ciclovias com mais de 20 quilómetros.
Num concelho e região com grande historial de deslocações em duas rodas, esta medida poderá ser uma mais valia, sobretudo ao nível do turismo, recreio e lazer. No entanto, depende da recetividade que as bgAND venham a ter junto dos hospedes dos hotéis e da divulgação feita sobre as mesmas, mas também de financiamentos comunitários para a construção de ciclovias.
O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Anadia visa fomentar o uso deste veículo na realização de deslocações urbanas “dando uma maior abrangência a este meio de locomoção”, adiantou a edil Teresa Cardoso.
As bicicletas bgAND têm, por isso, enquadramento no Projeto “AND – Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”, que prevê a criação de um conjunto de infraestruturas destinadas a facilitar a circulação de bicicletas, contemplando uma rede de ciclovias que ligará o Velódromo de Sangalhos à sede do concelho e Anadia à Curia.
A este respeito, a edil avançou que a intenção de expandir os circuitos cicláveis e pedonais está a ser trabalhada, pelo que a autarquia está atenta aos fundos comunitários. O objetivo é ligar Anadia, Curia e Sangalhos por mais de 20 quilómetros de ciclovias.
“Tudo depende dos Fundos Comunitários e do enquadramento em diversos programas”. E dá como exemplo que estas podem ser feitas ao longo dos rios e zonas de lazer, ou pela serra, no meio da floresta, destacando freguesias como Avelãs de Cima, Moita e V.N. Monsarros. Um projeto que será faseado e realizado de acordo com a disponibilidade financeira do município. O objetivo último é disponibilizar e dar a conhecer todo um conjunto de património cultural, histórico e natural do qual interessa tirar partido.

Parqueamento e ciclovias. O serviço bgAND e respetivo parqueamento está situado em pontos estratégicos: em Anadia (na Praça da Juventude e nas Piscinas Municipais), na Curia (na Estação da Curia /sede da Rota da Bairrada e no Curia Tecnoparque), em Sangalhos (no Velódromo Nacional) e agora também em cinco hotéis.
A sua gestão integrada assenta numa nova plataforma digital, agora estendida às unidades hoteleiras que terão acesso a esta plataforma informática e formação específica sobre este novo software.
Quem pretender requisitar gratuitamente uma bicicleta, deve dirigir-se a uma destas dez estações e apresentar um documento de identificação válido, podendo depois entregar o velocípede em qualquer uma das restantes estações. As bicicletas podem circular tanto nas ciclovias do concelho de Anadia, como nas vias de trânsito habituais.
Sendo praticamente certo que o número de ciclovias deverá crescer no futuro (o que dará, com certeza, uma outra dinâmica e visibilidade às bgAND), neste momento está disponível, desde 2012, a Ciclovia da Curia, com uma extensão de 2.360m.
Das 50 bgAND disponibilizadas em 2015, a edil Teresa Cardoso avança não se terem registado até ao momento grandes casos de vandalismo ou furto, pelo que considera o projeto uma iniciativa bem sucedida.
Catarina Cerca