Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Plano de Prevenção e Emergência nas Escolas testado em simulacros

Nos passados dia 3 e 4 maio, nos Polos Escolares de Sangalhos e Avelãs, foi testado o plano de prevenção e emergência da escola. Integrado no projeto Ser Protegido e dinamizado pela Equipa da UCC Anadia em articulação com Agrupamento de Escolas de Anadia, esta atividade contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Anadia, Câmara Municipal de Anadia, Juntas de Freguesia, GNR de Anadia e INEM.
Segundo a coordenadora da UCC, Silvana Marques, esta atividade pretende desenvolver procedimentos de planeamento, de coordenação e de conduta que melhorem as condições de segurança dos alunos e professores em situação de emergência impostas por evacuação urgente da escola, informar a população da área envolvente e os familiares dos alunos, para evitar situações de pânico, mobilizar os meios de socorro. Um Plano de Prevenção e Emergência pode, segundo esta responsável, definir-se como a sistematização de um conjunto de normas e regras de procedimento, destinadas a evitar ou minimizar os efeitos das catástrofes que se prevê possam vir a ocorrer em determinadas áreas, gerindo, de uma forma optimizada, os recursos disponíveis.
Assim, um Plano de Prevenção e Emergência constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, estabelece os meios para fazer face ao acidente e, quando definida a composição das equipas de intervenção, lhes atribui missões.
Tem sido, ao longo dos últimos anos, desenvolvido esta atividade nas escolas de forma a criar condições para que os acidentes não ocorram e contribuindo para a aquisição de hábitos de segurança. “Queremos promover esta atividade em todas as escolas do concelho”, frisou Silvana Marques. Este ano, estiveram envolvidos cerca de 200 alunos, 40 docentes e 30 auxiliares de apoio educativo e alguns encarregados de educação. Esta atividade, para além do exercício de simulacro, contou ao longo de algumas semanas, com ações teóricas em sala de sala, treino de evacuação e formação específica para docentes e não docentes de utilização de extintores.
A coordenadora do projeto agradece “a excelente participação da equipa dos Bombeiros Voluntários de Anadia, sob o Comando da Comandante Ana Matias, à Câmara Municipal pela resolução das disfunções encontradas nos respetivos estabelecimentos, aos professores e pessoal não docente dos polos escolares pela participação da atividade localmente, à GNR de Anadia e especialmente às crianças, que tiveram nota máxima na eficácia e eficiente dos procedimentos ensinados”.