Assinar


Desporto // Rugby  

35 anos do Moita-Rugby Clube da Bairrada

O Moita-Rugby Clube da Bairrada comemorou os 35 anos com duas iniciativas carregadas de simbolismo. Durante a tarde foi inaugurado, na rotunda adjacente às instalações do clube, um monumento alusivo à modalidade e desenhado por Pedro Alegre. Uma bola oval, símbolo do rugby, lembrará para sempre, que nesta terra existe um dos mais importantes clubes do rugby nacional, responsável pela divulgação desta nobre modalidade e certamente capaz de levar bem longe o nome da Moita, de Anadia e da Bairrada.

Num segundo momento, as comemorações passaram por um animado jantar comemorativo dos 35 anos de vida. No repasto, quase 200 convivas encheram o salão de alegre convívio aplaudindo entusiasmados  cada slide dos momentos mais marcantes do clube que a direcção entendeu passar no início do jantar. Reconhecendo a importância do RCM no rugby nacional e na região marcaram presença o Presidente da Câmara de Anadia e seu vereador do desporto, o Vice Presidente  da Federação de Portuguesa Rugby. À festa associaram-se os mais destacados clubes da região, como Agronomia, a Académica de Coimbra e o Rugby Clube de Coimbra.

Nos discurso de ocasião o Presidente do RCM, José Carlos Almeida, teve o ensejo de destacar a evolução do clube, que hoje é reconhecidamente um clube de formação  com mais de 120 atletas. Realçou também a capacidade na gestão de eventos que permitiu  abalançar-se  às mais completas organizações do rugby nacional como o Campeonato da Europa em sub-19 em 2009 e será este ano o PROJECTO NESTUM RUGBY NAS ESCOLAS, um encontro nacional que envolverá mais de 1000 atletas. Realçou a qualificação dos quadros técnicos, constituído por gente nova e com formação superior na área desportiva, como uma das principais apostas direcção como forma de melhorar  o rugby praticado e o integrar com os que acompanham.

O presidente do comité regional de rugby, Tiago Gonçalves,  referiu a emoção com que sempre vem à Bairrada e destacou a forma como o RCM sabe receber os adversários e ainda pratica a tradição rugbista da 3º parte de cada jogo.

O Vice Presidente da FPR e responsável formação e rugby juvenil, destacou a importância da sua presença como suporte e apoio ao trabalho do RCM e o preponderante papel do clube na divulgação da modalidade.

Por fim, o Prof. Litério Marques, presidente da câmara, destacou a forma como sempre é bem empregue o investimento o esforço que a Câmara faz no Rugby da Moita. Elogiou os dirigentes, os praticantes e  o espírito empreendedor da colectividade terminando com a promessa de que o Clube de Rugby da Moita poderá sempre contar com o apoio empenhado da Câmara Municipal.