Assinar


Oliveira do Bairro

Pequenos poetas com poemas gigantes em Oliveira do Bairro


“Pequenos Poetas, poemas gigantes” é o convite da autarquia para que, de hoje a 21 Março, saboreie a poesia que vem da infância. A campanha “Ao sabor da Poesia” que este ano tem como tema os “Pequenos poetas, poemas gigantes” resulta da criatividade das crianças do concelho que no ano passado, no âmbito desta mesma semana, foram convidadas a colocarem em poemas algumas das suas vivências.

A inspiração agitou os jardins-de-infância e as salas de aula e os poemas foram registados pelos próprios ou por professores e educadores. O resultado é uma mão cheia de rimas e prosas que falam do que é relevante quando se tem 5, 8 ou 10 anos de idade. Há poemas que falam de estações do ano, outros onde se descrevem brincadeiras com rimas e outros que falam dos animais de estimação.

Do programa desta semana poética destacamos, para o público em geral: a exposição “Pequenos Poetas, Poemas Gigantes”, patente na Biblioteca e na Câmara Municipal; a distribuição, por todas as padarias e pastelarias nas várias freguesias, dos Sacos para o Pão, onde palavras e aroma a pão fresco se misturam para abrir o apetite; a acção de “Poesia sobre rodas”, com momentos poéticos em movimento que vão acontecer nos vários percursos do TOB e os “Poemas à Solta”, declamações que vão acontecer nos vários pólos de leitura do concelho. Ainda a exposição e o programa dedicado às escolas.

Programa: aqui