O Grande Prémio Frei Gil e o Rali Solar, promovidos pelo Instituto de Promoção Social de Bustos, realizam-se nos dias 8 de Maio de 19 de Junho.

Segundo André Moreira, “são eventos que contam com a presença de equipas de todo o país, o que se tem traduzido na concepção anual de mais de 50 protótipos que se movem a energia solar, construídos por alunos de escolas de norte a sul de Portugal (de Vila Praia de Âncora a Vila Real de Sto. António), num total de cerca de 350 participantes e cerca de um milhar de visitantes”.

Este responsável afirma ainda que “as competições decorrem no Heliocentro Frei Gil, uma estrutura única no mundo que foi construída no Instituto de Promoção Social de Bustos, Oliveira do Bairro, para a promoção das energias alternativas.”

“As pistas de carros e barcos foram projectadas e desenvolvidas segundo os parâmetros das corridas internacionais de carrinhos e barcos fotovoltaicos e são a maior estrutura mundial do género. No ano passado, alunos e professores do Colégio Frei chegaram mesmo a construir um veículo solar tripulado, que circulou nas ruas da localidade no dia do Grande Prémio.”