Assinar
Anadia // Bairrada  

Animação na Curia durante três meses

Durante três meses (Julho, Agosto e Setembro), a estância termal da Curia vai conhecer uma intensa animação cultural. A apresentação do programa “CuriAnima” decorreu no passado dia 6 de Julho, nas instalações da autarquia anadiense.
Durante a apresentação do Programa, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), sublinhou ser a apresentação “o cumprir de uma promessa” deixada por si ao autarca e população do concelho, aquando da inauguração da Feira da Vinha e do Vinho.
O programa de animação, válido para os próximos três meses, terá continuidade nos anos seguintes, ainda que possa sofrer alterações e melhorias. Para esta época de Verão, fica a certeza de muita música e variados ritmos. Jazz, Bossa Nova, Rock, Música Clássica ou ritmos mais tradicionais vão alegrar as noites de Verão e os espaços públicos daquela estância termal. Outros eventos como a Festa do Espumante e do Leitão (14 e 15 Agosto), ou a Festa das Vindimas (25 e 26 Setembro), traduzem a vitalidade da região onde os vinhos, a gastronomia, a natureza e o património se afirmam como produtos turísticos de excepção.
A acção visa incentivar a visita à Curia e região, estimular as dormidas no destino Centro de Portugal, assim como apresentar as novas dinâmicas dos espaços termais, onde a componente de Saúde & Bem-estar se associa ao lazer, abrangendo diversos segmentos de consumo.
Neste contexto, os equipamentos hoteleiros, termais e de animação da Curia, em alguns casos recém-qualificados, respondem positivamente às tendências de procura do mercado nacional e internacional.
Pedro Machado confirmaria querer captar mais turistas para a região, oferecendo-lhes um programa de animação que seja do agrado geral e o mais abrangente possível em matéria de público.
Ciente do muito trabalho que há a fazer na promoção deste destino turístico reconhece o enorme trabalho desenvolvido em parceria com a Rota da Bairrada na promoção, divulgação da gastronomia e vinhos.
Na oportunidade, o autarca Litério Marques não deixou de lamentar que se tenham passado alguns anos sem promover devidamente esta estância termal, sob pena de perder turistas e aquistas. De qualquer forma, reconhece o esforço feito pela Turismo Centro de Portugal “já está aqui muita coisa”, desejando que o programa seja efectivamente uma forma de dinamizar, animar e atrair turistas à Curia. Por isso, desafiou Pedro Machado a realizar, na Curia, grande eventos, à semelhança do que já é feito pela TCP noutros concelhos. Ao desafio lançado pelo autarca de “mais e melhor” animação para a Curia, Pedro Machado deixou ainda a certeza de que, em 2011, a estância termal irá receber um evento de âmbito regional, que será oportunamente apresentando.
“Queremos que a Curia seja sempre beneficiada com estas acções. Temos muitos produtos que devem ser potenciados, promovidos e divulgados”, disse Litério Marques, fazendo votos de que a promessa agora feita por Pedro Machado traga vantagens à região da Bairrada. A terminar deixaria a certeza de que, com este programa, os turistas podem vir para o ano e ter a certeza de que a animação será uma realidade.

Catarina Cerca