Assinar
Atletismo // Desporto  

Ouro para a estafeta da Gira Sol/Ramos Catarino

Francis Obikwelo, Nélson Évora e Naide Gomes foram alguns dos atletas em competição nos Campeonatos de Portugal em Pista, em Leiria, nos passados dias 17 e 18 de Julho, o que prova a importância do evento e a qualidade dos desportistas presentes. Entre os melhores, a equipa da Gira Sol, associação de Febres, defendeu com dignidade e empenho a imagem do atletismo do distrito de Coimbra.

Cristiana Cunha, atleta que atravessa um excelente momento de forma, conquistou a medalha de bronze nos 100 metros barreiras e na estafeta feminina de 4×100 metros, prova em que, juntamente com Sílvia Soares, Rute Lopes e Daniela Lopes, todas juniores, foi batido o recorde distrital júnior da modalidade. Também de bronze foi a participação da equipa feminina da Gira Sol / Ramos Catarino nos 4×400 metros, mais uma vez com Cristiana Cunha, Sílvia Soares e Daniela Lopes no alinhamento, a que se juntou Isabel Areias. O tempo final, além da medalha, garantiu o recorde distrital absoluto às jovens do distrito de Coimbra. Cristiana conseguiu, ainda, ter fôlego para terminar os 400 metros barreiras na quinta posição, entre 13 atletas.

Nos 800 metros, Isabel Areias concluiu a prova no 11.º lugar e, no lançamento do peso de 4 quilos, Sónia Grácio conseguiu a oitava melhor marca. A participação feminina da equipa de Febres fica concluída com o sexto posto, alcançado por Sandra Santos no lançamento do martelo de 4 quilos.

A prova de salto em altura masculino contou com a presença de dois atletas da Gira Sol / Ramos Catarino, tendo ambos conseguido um óptimo desempenho. Hedson Trindade conquistou o terceiro lugar do pódio, seguido de Rodolfo Brites, em quarto, a escassos centímetros do colega de equipa. Nos 800 metros, José Martins alcançou o sexto melhor tempo, entre 15 atletas.

Já nos 110 metros barreiras, destaque para Luís Fernandes, quarto classificado, e, nos 400 metros planos, para Fernando Almeida, quinto melhor. Carlos Tribuna alcançou a quarta melhor marca no lançamento do dardo de 800 gramas, numa prova que foi dominada por uma dupla de atletas do Sporting Clube de Portugal.

No que aos 400 metros barreiras diz respeito, Pedro Semedo, outro dos atletas da Gira Sol/Ramos Catarino que tem estado em grande forma nos últimos meses, conquistou o terceiro lugar da classificação geral, no entanto não subiu ao pódio, por ter nacionalidade guineense, e não portuguesa. O quarto classificado, Jorge Paula, do Sport Lisboa e Benfica, num acto de desportivismo assinalável, entregou a medalha que recebeu a Pedro Semedo, arrancando um coro de elogios a quem presenciou o acto. Ainda nos 400 metros barreiras, Helder Pato conseguiu a quinta posição.

O fim-de-semana foi coroado com a brilhante prestação de Fernando Almeida, Helder Pato, Henrique Marques e José Martins, conjunto que venceu a medalha de ouro na estafeta masculina de 4×400 metros. No total, foram cinco medalhas e dois recordes distritais que a equipa da Gira Sol/Ramos Catarino trouxe para Febres, continuando, assim, a enobrecer o concelho de Cantanhede, o distrito de Coimbra e toda a Região Centro.