Assinar
Anadia // Bairrada  

Escola da Pista recebe bandeira Eco Escola

 

A Escola da Pista, na freguesia de Sangalhos, foi distinguida com a bandeira verde Eco Escolas. Este foi o primeiro estabelecimento de ensino do concelho de Anadia a receber esta distinção que, no presente ano lectivo, já impulsionou outros seis estabelecimentos de ensino a concorrer.
O professor Amílcar Costa avança que a Associação Bandeira Azul da Europa promove anualmente este projecto, sendo o prémio agora alcançado referente ao ano lectivo 2009/10, levado a cabo pelos 3.º e 4.º anos.
O prémio pretendeu sensibilizar alunos e famílias para maior consciência ecológica, para a necessidade de poupar energia, para o consumo racional da água, para a reciclagem e correcta separação de lixos, entre outros.
Na escola, durante o ano, foram colocados em marcha várias iniciativas: “Fizemos uma horta em conjunto com o Jardim-de-Infância, dinamizamos um lago com uma tartaruga e peixes, construímos uma árvore de Natal eco”, assim como realizaram um conjunto de viagens de carácter ambiental “visita ao camião da ERSUC, visita à reserva natural das dunas de S. Jacinto, ao Parque Eólico do Caramulo e ao Parque Biológico da Quinta do Paiva e ao Museu do Pão, em Seia”.
A vereadora da Educação, Rosa Maria Tomás, sublinhou o facto do município ser parceiro na iniciativa, destacando também o trabalho realizado pela escola e que serviu de exemplo e incentivo a seis outros estabelecimentos de ensino no concelho. Para a responsável autárquica “o fruto deste trabalho ver-se-á nestas crianças daqui a alguns anos”, não só porque são o melhor veículo “para chegar aos pais e familiares”, mas porque “vão transmitir e colocar em prática as aprendizagens” de uma maior consciência ambiental.
De igual forma, António Floro, presidente da Junta de Freguesia, também destacou o facto das “crianças terem implementado um projecto do qual colhem agora bons frutos”, ao mesmo tempo que aprenderam muito sobre o ambiente. Contudo, deixaria um alerta em jeito de recado: “o mundo precisa de pessoas que se preocupem com o Ambiente e que tenham maior consciência ambiental, na medida em que nos adultos ainda existe muita falta de civismo e de respeito pelo meio ambiente”.
De referir que alunos do 3.º e 4.º anos da EB do Cruzeiro, num total de 40 crianças, estiveram presentes, não só para dar os parabéns aos colega da Pista, mas também para incentivar mais crianças a perceber a importância da temática.

Catarina Cerca