Assinar
Anadia // Bairrada  

Poutena:Pizzaria Maria Caxuxa aposta na inovação

Foi inaugurado, no último sábado, dia 20 de Agosto, um novo espaço de restauração, na freguesia de Vilarinho do Bairro, mais concretamente na localidade da Poutena. Fruto de um investimento de vulto do jovem Dany Nunes, a Pizzaria/Padaria Maria Caxuxa aposta na utilização de matérias de qualidade e originais, oferecendo ao público um espaço único, que se destaque do que já existe na região.
A inauguração esteve bastante animada e pelo local passaram mais de 200 pessoas que se mostraram muito agradadas com as pizzas, declarando mesmo que eram as melhores na região e que este era o espaço “que já fazia falta na região.”
O evento contou ainda com animação musical a cargo do guitarrista de Anadia, Carlos Viegas e com uma animação teatral pelo grupo de Sílvia Fernandes, que preconizou um número em que deu vida à personagem Maria Caxuxa, uma personagem que parecia vinda doutros tempos, de uma Bairrada que já passou e está no imaginário de todos nós, interagindo com os visitantes. Foram também oferecidas pizzas, sendo a mais aclamada a criação do pizzaiolo fundador do negócio, Dany Nunes. Uma pizza de nome Maria Caxuxa e que, pela sua composição original, com legumes frescos, crus e ao natural (rúcula e tomate cereja), foi o centro das atenções e mereceu grandes elogios.

Espaço multifacetado. A JB o empresário de 29 anos sublinhou que a aposta na Poutena foi intencional: “existem sempre ameaças e oportunidades em qualquer localização que escolhamos, pois numa cidade teríamos mais público, mas também teríamos de competir com muitos outros negócios já existentes. Na aldeia, se por um lado temos menos população, por outro lado estamos conscientes que a Maria Caxuxa, comportando a pizza italiana, é uma grande novidade e motivo de interesse para as pessoas que aqui vivem”. O espaço realmente apelativo para almoçar, jantar ou até fazer um lanche ou pequeno-almoço mais guarnecido, está aberto diariamente das 7 às 23h. O espaço disponibiliza ainda um serviço take away, oferecendo também uma série de refeições rápidas, saborosas e bem compostas, caso dos menus diários com sopa, pizza ou lasagna ou até bacalhau com natas “para quem precisar de almoçar ou jantar, sem perder muito tempo, nem gastar muito dinheiro”, avança. Maria Caxuxa complementa-se ainda com um serviço de padaria que vem servir a zona, pois até então existia apenas uma padaria naquela freguesia.
Dany Nunes diz tratar-se de “um espaço multifacetado, com serviço de mesas, na sala de jantar e esplanada e serviço de balcão para a venda de pão e take away de pizzas, sopa, bacalhau com natas e lasagna”. O espaço integra uma agradável sala de jantar, decorada com obras de arte e uma esplanada em frente ao antigo Largo da Poutena. Em matéria de padaria e pastelaria, tem serviço de pequenos-almoços e lanches completos, grande variedade de pastéis doces e salgados, destacando-se os folhados, croissants e pastelaria tradicional portuguesa.

Pizzaria é a grande atracção. Mas a Pizzaria é a principal atracção do espaço e pretende marcar a diferença, oferecendo pizzas que se destacam, uma vez que o pizzaiolo fez a sua formação em Itália, sendo a verdadeira pizza italiana a inspiração para este negócio.
Maria Caxuxa oferece 19 pizzas diferentes, compostas por ingredientes importados de Itália, que vão desde os variados e especiais queijos italianos (gorgonzola, grana padano, emmenthal, brie, mozzarella), passando pelas carnes fumadas (speck – presunto italiano fumado em especiarias, salamino picante, fiambres e presuntos), vegetais (alcachofras, rucula, tomate cereja entre outros) e ainda peixes (anchovas, frutos do mar). Uma variedade imensa e cativante, para os diferentes gostos. “Pretendemos mostrar ao público uma forma de apreciar a pizza com vinhos. Desta forma dispomos de uma recheada carta de vinhos Bairrada e de outras regiões, incluindo vinhos italianos, capazes de fazer desta refeição algo muito especial, uma experiência gatronómica recheada de sabores mediterrânicos”, acrescenta Dany Nunes.
“Somos muito generalistas, pois de início acreditámos atingir mais facilmente os jovens, mais adeptos das pizzas, no entanto estamos a ter algumas surpresas, pois pessoas de meia idade ou até idosas estão bastante curiosas acerca das pizzas”.
A terminar, reconhece que Maria Caxuxa é um espaço jovem, dinâmico, familiar, agradável e sossegado, ideal para um jantar de amigos, um jantar romântico ou até para levar as crianças e toda a família.
Para acolher este conceito, foi criado um espaço personalizado onde o conforto e as linhas de modernidade e tradição convivem lado a lado.