Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Polis investe 1,150 milhões nas zonas riberinhas de Oliveira do Bairro

O programa Polis vai investir 1,150 milhões de euros no concelho de Oliveira do Bairro, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira.

Segundo o autarca, “as intervenções previstas executar, no âmbito da operação Polis Litoral Ria de Aveiro, no Município de Oliveira do Bairro, têm a Pateira de Fermentelos como área chave”. Assim, está prevista a criação de vias ecológicas cicláveis que circundam todo o plano de água, percorrendo também o território do município de Oliveira do Bairro, o arranjo dos percursos e a requalificação do Parque Ribeirinho do Carreiro Velho.

Intervenções. No Município de Oliveira do Bairro, está prevista a criação de uma via ciclável a partir do Parque da Lagoa, no Rego, que vai ligar ao Parque do Carreiro Velho, seguindo até à ponte de Perrães. A via prossegue depois ligando o Parque do Prego ao Parque do Ribeirinho, na Giesta, ao Parque da Pateira no Silveiro. Há ainda um projecto que prevê a ligação desta via ciclável ao Parque Verde da Cidade, tendo em vista a ligação à via ciclável da Alameda e ao Parque dos Pinheiros Mansos (na zona do parque desportivo de Oliveira do bairro).

Mário João Oliveira destaca “uma outra intervenção fundamental, de cariz transversal e intermunicipal, que se prende com operações de limpeza e desassoreamento da Pateira”. “Este projecto tem como objectivo a valorização dos principais sistemas lagunares adjacentes à ria com vista à conservação dos seus valores naturais e promoção da sua vivência e conta com um investimento global 2,5 milhões de euros, explica.

Pólis. O autarca explica ainda que “o Polis Litoral da Ria de Aveiro constitui uma parceria, única no país, entre o Estado Central e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e tem por objectivo promover um conjunto de cerca de 150 acções acordadas entre os municípios e o Estado”.
Mário João Oliveira acredita que “as obras possam começar em breve, pois “há um enorme interesse do concelho, enquanto membro da CIRA, na concretização mais célere possível deste projecto de valorização dos principais sistemas lagunares adjacentes à Ria”.

Via ciclável. Relativamente à construção de uma via ciclável intermunicipal, o autarca especifica que “terá cerca de 107 km de extensão no seu conjunto, através da criação de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro, e vai ligar os vários concelhos fronteiros à Ria, e também os concelhos fronteiros às Pateiras de Fermentelos e de Frossos, onde se inclui Oliveira do Bairro”.

Manutenção. Mário João garante estar empenhado na manutenção das zonas ribeirinhas e na sua valorização e que tudo fará para que sejam tratadas convenientemente, recordando que “neste momento os parques que hoje existem na zona ribeirinha do concelho, nomeadamente os Parques da Lagoa, do Prego, do Ribeirinho e do Silveiro, estão sob supervisão de associações do concelho”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt