Assinar


Ciclismo // Desporto // GP ABIMOTA  

Grande Prémio Abimota – Região de Aveiro começa este ano em Espanha

A 33ª edição do Grande Prémio Abimota – Região de Aveiro em bicicleta, realiza-se entre 8 e 10 de junho e começará, pela primeira vez, em Espanha, em Salamanca, percorrendo todo o eixo da A25.

A competição promovida pela Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins – Abimota conta com a presença de 15 equipas de Portugal, Espanha e Grécia, com destaque para as sete equipas do escalão continental.

O pelotão composto por mais de uma centena de ciclistas vai percorrer um total de 479 quilómetros, distribuídos por três etapas.

A primeira etapa, a 8 de junho, vai decorrer totalmente em solo espanhol, saindo da “Plaza Mayor”, em Salamanca, e com chegada a Ciudad Rodrigo, cidade geminada com o município de Aveiro, depois de percorrer cerca de 130 quilómetros.

A segunda etapa, considerado o trilho mais difícil da prova, decorrerá já em Portugal, com partida da Guarda e chegada ao Caramulo, num percurso de 166 quilómetros.

Neste dia, os ciclistas ultrapassarão dificuldades acrescidas com a subida às Penhas Douradas (Serra da Estrela), com passagem por Gouveia, Nelas e Tondela, município onde termina esta etapa.

No terceiro e último dia da competição, o pelotão vai passar pelos 11 municípios da região de Aveiro, com partida de Albergaria-a-Velha e chegada a Aveiro, num percurso de 174 quilómetros.

Depois de não se ter realizado em 2010 devido a dificuldades financeiras da organização, o Grande Prémio Abimota regressou à estrada no ano passado, no âmbito de um protocolo assinado entre a Abimota e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, que garantiu o apoio à realização da competição até 2013.

A edição do ano passado, que se realizou na região de Aveiro, foi ganha por Edgar Pinto, em representação da equipa LA Antarte.

Na véspera da partida do 33º Grande Prémio Abimota – Região de Aveiro, a 07 de junho, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal vai promover uma ação promocional em Salamanca que visa reforçar a notoriedade da marca turística Ria de Aveiro naquela região.

Esta ação denominada “Ria de Aveiro en Salamanca” prevê a instalação na “Plaza de los Bandos” de um veículo equipado com ecrã multimédia e aparelhagem sonora, um barco moliceiro (barco tradicional da Ria de Aveiro), diversos espaços tenda com produtos regionais, artesanato e artesãos a trabalhar ao vivo.