Catorze distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, dois sob aviso laranja e dois sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Braga, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Setúbal e Beja estão sob aviso vermelho, o mais grave de todos.

O IPMA colocou os distritos Portalegre e Faro sob aviso laranja e os distritos de Évora e Santarém sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 03:00 e as 08:59 de sábado.

Também sob aviso amarelo está o arquipélago da Madeira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê, nas regiões do norte e centro, céu muito nublado, chuva, por vezes forte em especial a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se forte a muito forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/hora e pequena subida da temperatura.

No sul, a previsão aponta para céu muito nublado, períodos de chuva fraca, aumentando de intensidade e de frequência a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem dos 70 km/hora no litoral a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de oeste, com rajadas da ordem dos 95 km/hora, tornando-se de sudoeste, e podendo soprar forte a muito forte com rajadas da ordem dos 120 km/hora na Serra de S. Mamede, e pequena descida da temperatura mínima.