Assinar


Anadia // Bairrada  

Anadia: Desenvolvimento regional junta Câmara e UA

A Câmara Municipal de Anadia e a Universidade de Aveiro estão a trabalhar em conjunto com vista à definição de linhas estruturantes do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial 2014-2020”, da Região de Aveiro.
Este projeto decorre no contexto de preparação do Quadro Estratégico Comum, em que foi considerada fundamental a preparação de planos de base territorial para efeitos de definição do Acordo de Parceria e dos Programas Operacionais Regionais e Temáticos, determinantes para a realização das intervenções que se julgam prioritárias.
No território da região de Aveiro, coube à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) liderar o processo, que decorre em parceria com a Universidade de Aveiro.
Assim, estão em fase de identificação as ações, orientações e desafios respeitantes ao próximo período de programação financeira 2014-2020, os quais terão de estar em sintonia com as prioridades, os objetivos e os recursos necessários.
Assente nestes pilares, o “Plano Estratégico” deverá ser capaz de corresponder aos desafios que a Região de Aveiro irá enfrentar.
O sucesso deste desígnio depende da realização de um exercício integrado de reflexão por parte de todos os municípios da CIRA, impedindo, desta forma, que o resultado obtido se limite a ser a soma das necessidades identificadas e obstando ao seu desenquadramento face às estratégias previstas noutras escalas territoriais.
Concluída a definição da “Estratégia de Desenvolvimento Territorial 2014-2020”, decorrem agora os trabalhos tendentes à elaboração do “Plano de Ação”, no âmbito dos quais se realizou, no passado dia 23 de janeiro, em Sangalhos, nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Anadia, uma reunião de trabalho que juntou representantes do Município de Anadia e da Universidade de Aveiro.
O encontro entre a presidente e o vice-presidente da autarquia, Teresa Cardoso e Jorge Sampaio, respetivamente, com o vice-reitor Carlos Neto, e ainda Filipe Teles e Cristina Roque da Cunha, permitiu fazer uma breve reflexão sobre as ações previstas no “Plano”, para que, posteriormente, se possam definir as prioridades, os projetos e a respetiva calendarização.
Foi também abordado o modelo de governação e os compromissos interinstitucionais no âmbito do Conselho Executivo da CIRA.
A autarquia foi também auscultada relativamente à Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) e sobre a plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação.
O encontro permitiu ainda estudar os moldes de intensificação do relacionamento entre o Município de Anadia e a Universidade de Aveiro, aspeto em que ambas as instituições apostam fortemente, por reconhecerem existir potencial para um benefício mútuo, capaz de ter impacto local e regional.