Assinar


Desporto // Tribuna de Honra  

Águeda segue em frente na Taça Distrito de Aveiro. Oiã já lá estava

Não houve surpresas na 4.ª eliminatória da Taça Distrito de Aveiro, onde os mais fortes levaram a melhor. Num dos jogos mais apetecíveis, pois tratava-se de um dérbi, o Águeda venceu na casa do Mourisquense (3-0) sem margem para grandes reparos e junta-se ao Oiã, que ficou isento desta eliminatória rumo aos quartos-de-final.
1-Quase dez anos depois, Sanjoanense e Oliveira do Bairro, dois clubes míticos do futebol distrital aveirense, voltam a encontrar-se no Estádio Conde Dias Garcia, em São João da Madeira. A última vez que as duas equipas se defrontaram na terra do calçado foi a 12 de setembro de 2004, jogo a contar para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Centro. 1-1 foi o resultado final. A última vitória do Oliveira do Bairro foi a 14 de maio de 2003, por expressivos 3-0, também para o mesmo campeonato.
No histórico dos dois clubes em jogos disputados em São João da Madeira nos últimos 15 anos, os Falcões alcançaram uma vitória, três empates e duas derrotas.
Tudo isto aconteceu em competições nacionais. Agora, no distrital, a história não deverá ser muito diferente, num jogo que poderá decidir muita coisa. A Sanjoanense, líder do campeonato, parte para este jogo com uma vantagem de cinco pontos e tudo fará para reforçar essa vantagem perante um adversário que tem os mesmos objetivos, a subida de divisão.
Assim sendo, a maior responsabilidade do jogo pertence ao Oliveira do Bairro, que não pode cometer os mesmos pecados do jogo com o Águeda.
O equilíbrio até aqui tem sido bem patente, com a única diferença do Oliveira do Bairro sofrer muitos golos fora de casa (17). Jogo para tripla, que poderá ser decidido nos detalhes.
O Famalicão, ainda sem ganhar em casa, recebe o Carregosense. As duas equipas têm feito do empate um dos seus meios de subsistência (7). Será que o resultado fica como começa?
O Mealhada, que continua a perder terreno na classificação, joga no reduto do Fiães, não se perspetivando um jogo fácil para o conjunto de Tó Miranda.
O Águeda volta à Mourisca. Para a Taça de Aveiro, os Galos levaram a melhor sobre o Mourisquense. Será que a dose se repete?
Vida difícil para o Valonguense no terreno do Avanca. O último lugar dos canarinhos não lhe confere muitos argumentos perante um adversário com outros objetivos.

II DIVISÃO

SÉRIE C. 1-O líder Fermentelos tem uma deslocação curta mas difícil, a Águas Boas, equipa que atravessa o melhor momento da época, com três vitórias consecutivas. A rivalidade entre as duas equipas é grande, prevê-se um jogo renhido, onde quem errar menos terá mais hipóteses de ser feliz.
O Oiã joga no terreno do CRAC, onde não guarda boas recordações. Na época passada, os oianenses perderam em Parada de Cima para a Taça de Aveiro e para o campeonato, o Fermentelos, há três semanas, sentiu grandes dificuldades para lá vencer, por isso cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Jogo complicado.
As atenções desta jornada estão centradas no jogo LAAC – Calvão, quarto contra terceiro classificado. As duas equipas continuam na luta pela subida, a de Aguada de Cima terá mais responsabilidades, pois está mais atrasada pontualmente, os vaguenses são a única equipa que ainda não perdeu fora. Jogo de resultado impresivível.
O Mamarrosa recebe o Luso, 5.º classificado. Os encarnados não deverão ter tarefa fácil. O mesmo não se deverá passar na receção do Aguinense ao Sosense e Couvelha – Antes. O mau percurso dos forasteiros confere grande dose de favoritismo para quem joga em casa.
No dérbi concelhio, o VN Monsarros terá a visita do Paredes do Bairro. O segundo está melhor do que o primeiro, isso nada poderá significar. Vaticinamos um empate.
Duas equipas (Carqueijo – Ribeira/Azenha) ainda à procura do melhor rumo e longe daquilo que era expectável, vão medir forças para ver quem sai dos últimos lugares. A vida não está fácil e tudo poderá ficar na mesma.