Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Vereadores do PSD preocupados com amianto

Na última semana, a questão das coberturas em fibrocimento existentes no concelho foi levantada na reunião de Câmara.
O vereador do PSD, José Manuel Ribeiro, questionou a presidente da autarquia anadiense, Teresa Cardoso, relativamente às coberturas do Pavilhão Desportivo de Anadia e do Sangalhos Desporto Clube, mas também de várias outras infraestruturas concelhias, desde equipamentos desportivos, a culturais ou até escolares, que ainda possuem este tipo de coberturas.
O vereador José Manuel Ribeiro questionou a autarca “se a Câmara Municipal possui um levantamento das várias instalações existentes no concelho, nesta situação, mas também o que pretende a Câmara fazer.”
Teresa Cardoso admitiu que esta é uma preocupação que não é de agora e que há anos se coloca até porque, no passado, não havia local para onde enviar as placas de amianto. Hoje, a realidade é diferente, existem no mercado várias empresas especializadas na remoção, transporte e tratamento de amianto, explicou. “Estamos atentos e, dentro das nossas capacidades e limitações financeiras, iremos atuar” frisou a edil, referindo ainda que embora “o plano de intenção exista, passa sempre pela disponibilidade financeira”, pelo que a substituição destas coberturas será feita de forma gradual.
“Não temos, no imediato, orçamento que permita fazer intervenções genéricas em todas as instalações.”
A presidente deixaria ainda uma sugestão: “que dos fundos comunitários, o Ministério do Ambiente reserve um determinado pacote financeiro para ajudar as autarquias neste processo”.
CC