Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Alunos de Lamballe em intercâmbio escolar

Quarenta alunos oriundos de Lamballe, cidade francesa geminada com Oliveira do Bairro, vão estar sete dias no concelho para mais um intercâmbio escolar com estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB).
Os alunos franceses chegaram a Oliveira do Bairro no passado domingo, dia 30 de março, e terão pela frente sete dias de intensa atividade, com várias iniciativas escolares e desportivas, para além de visitas a alguns pontos de interesse cultural do concelho e também de cidades como Porto, Aveiro e Coimbra. Durante a sua permanência, a comitiva francesa ficará albergada em casa de alunos do AEOB e do IPSB. O dia do regresso a Lamballe está marcado para sábado, 5 de abril.
Desde 1998 que alunos do concelho de Oliveira do Bairro visitam a cidade de Lamballe e recebem em suas casas estudantes daquela cidade francesa, num intercâmbio escolar que tem marcado não só a geminação entre os dois municípios, mas sobretudo todos aqueles que passaram por esta inesquecível experiência, que muitos não hesitam em repetir.
De referir que em 2013 foi comemorado o 15.º aniversário da geminação, que levou a Lamballe uma comitiva de 54 oliveirenses, em representação da Câmara Municipal e do Comité de Geminação, a que se juntaram elementos de algumas associações do concelho.
A comunidade de Lamballe pertence à região da Bretanha e ao departamento de Côtes-d’Armor, uma região particularmente bela, hospitaleira, onde já se estuda português e se prezam muito os amigos de Oliveira do Bairro.