Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

61 escolas disputam Distrital do Concurso Nacional de Leitura

A Prova Distrital de Aveiro do Concurso Nacional de Leitura trouxe a Oliveira do Bairro, no dia 2 de maio, perto de 500 pessoas, entre alunos, professores e acompanhantes, que encheram, durante todo o dia, o auditório do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
A receção dos participantes, que vieram de 61 escolas do distrito de Aveiro, ficou marcada pela presença de homens e mulheres-estátua e de outros figurantes que encarnaram alguns vultos da literatura portuguesa, dando um colorido muito especial à Praça do Município, junto à Câmara Municipal e ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que organizou o evento através da Biblioteca Municipal, não descurou nenhum pormenor e ofereceu aos acompanhantes e professores, durante o período da manhã e enquanto os alunos realizavam as suas provas escritas, a oportunidade de conhecerem o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, que preparou visitas guiadas para os receber.
Durante a tarde, e a intercalar as provas orais, o evento foi marcado pelas participações culturais do IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, bem como pela boa disposição do apresentador Jorge Serafim, que arrancou inúmeras gargalhadas a todos os presentes, das crianças aos jovens e adultos.
No final da Prova, a RTP, que acompanhou o evento para transmitir a sua reportagem no programa Portugal no Coração, entrevistou os alunos vencedores, o júri e ainda representantes da organização.
Presente na entrega dos prémios, Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, manifestou a sua “satisfação” pelo facto de o Município ter sido convidado para organizar tão importante evento, o que demonstra o “reconhecimento do trabalho que a autarquia tem feito na área da promoção do livro e do incentivo à leitura, com uma série de atividades, estruturadas de forma pedagógica, para todos os escalões etários, desde os bebés aos adultos.”
A finalizar, o autarca convidou todos os participantes, alunos professores e acompanhantes, a regressarem ao concelho “onde serão acolhidos de braços abertos”.
Os vencedores desta Prova Distrital, que vão representar o distrito de Aveiro na grande Final do Concurso Nacional de Leitura, foram Mafalda Fidalgo, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes Almeida (Espinho), e Ana Catarina Tavares Gomes, da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), respetivamente nos escalões do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.