Começa esta quinta-feira, dia 12, em Mira e termina no dia 17, em Vagos, o Portugal “O” Meeting 2015 – POM 2015, que se espera seja a edição com mais participantes de sempre. As Câmaras Municipais de Vagos e de Mira associaram-se, este ano, ao Clube de Orientação de Estarreja (Ori-Estarreja) e às Federações Portuguesa de Orientação (FPO) e Internacional de Orientação (IOF) e vão ser os municípios por onde vão passar mais de 2200 atletas, de vários países da Europa, nomeadamente da Suécia, Finlândia, Reino Unido, França, Espanha, entre outros.
Desde 2009 que não se realiza um grande evento internacional nesta zona do país e, sendo este um desporto praticado em florestas, parques e também em rua, nada melhor do que escolher dois municípios com boas condições de constituição dunar. As provas em Vagos vão decorrer de 15 a 17 de fevereiro, esperando-se neste dia de encerramento a presença do Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro.
“Consideramos o evento uma mais-valia para o concelho, na vertente desportiva, mas também e sobretudo, na turística. Aliás, o enfoque deste executivo tem sido muito no turismo desportivo”, adiantou a JB o autarca de Vagos, Silvério Regalado. Apesar de não haver, no concelho, nenhum clube a praticar Orientação, o presidente da câmara não exclui que as pessoas “ganhem algum entusiasmo pela modalidade”. Deixa ainda um apelo aos intervenientes privados, principalmente do ramo da hotelaria e restauração, para que respondam de forma adequada. “Esperamos criar aqui uma boa relação, de forma a que as pessoas que aqui vão passar no âmbito do evento possam voltar mais tarde, para nos visitar, com outra perspetiva.”

Programa
12/02: Abertura Modelo – Mira Norte
13/02: Estafeta de Sprint – Mira Villas
14/02: Distância Longa – Dunas de Mira; Sprint Noturno – Praia de Mira
15/02: Distância Média – Dunas de Mira; Orientação de Precisão – Dunas de Vagos
16/02: Distância Longa WRE – Vagos
17/02: Distância Longa – Vagos; Cerimónia de entrega de prémios e encerramento do evento
Cabeças de cartaz: Olav Lundanes e Annika Billstam