Assinar
Bairrada // Ílhavo // Região  

Ílhavo: Confraria Gastronómica do Bacalhau perde confrade Chefe Silva

A Confraria Gastronómica do Bacalhau de Ílhavo manifesta um profundo pesar pelo falecimento do Confrade Chefe Silva. Além da enorme amizade recíproca nutrida entre ambos, o nosso Confrade Chefe Silva foi sempre um elemento presente na vida e no ser da nossa Confraria.
O Chefe Silva foi entronizado Confrade de Honra em janeiro de 2001 e em janeiro de 2004, juntamente com o atual Grão-mestre da Confraria, João da Madalena, foi entronizado Confrade Efetivo.
O Confrade Chefe Silva, ao qual estamos imensamente gratos, desenvolveu a reconhecida receita do Bacalhau à Confraria que, hoje, é um ícone no cardápio da Região e um ex-libris no Festival do Bacalhau.
Na história da Confraria Gastronómica do Bacalhau o Chefe Silva tem um lugar especial, um lugar de carinho, de amizade e de respeito. Sendo, reconhecidamente, um dos primeiros Chefes portugueses, e com a forte ligação ao mais puro elemento gastronómico português, a Confraria Gastronómica do Bacalhau olha entristecida para uma perda inqualificável e insubstituível no panorama gastronómico nacional.
Antagonicamente, não poderemos deixar de estar satisfeitos pelo trabalho realizado e pelo legado que, acreditamos, seja hoje património nacional. Certo é que a gastronomia tem um papel central no turismo e na preservação dos valores imateriais do país e, indubitavelmente, muito desse património foi alavancado pelo nosso Confrade Chefe Silva.
O livro dedicado a um dos maiores símbolos do nosso Portugal – o Bacalhau, e à Confraria Gastronómica do Bacalhau, deixa-nos uma sensação de dever cumprido, de respeito pela cultura, pelo nosso passado e pelas gentes que, arduamente, batalharam na difícil arte da pesca do bacalhau.
Nesse pressuposto, atento a todo o ecossistema relativo ao Bacalhau, o Chefe Silva sempre identificou o Fiel Amigo como um representante de uma Região que tem vindo a potenciar e proporcionar uma crescente importância na dinamização de novas soluções gastronómicas entre o tecido empresarial setorial e a comunidade de apreciadores, centros de conhecimento popular e hotelaria, com a ambição de conceber soluções gastronómicas audazes nos mercados da saudade internacionais, reforçando desta forma os níveis de competitividade do município, aportando qualidade de vida das nossas gentes e proporcionando um bem-estar inigualável.
Hoje, no último adeus físico ao Chefe Silva, a Confraria Gastronómica do Bacalhau estará, naturalmente, presente. Todo um legado perpetuará na rica cultura ilhavense e, sem falsas pretensões, na cultura nacional.
A toda a família e a todos os seguidores do eterno Chefe Silva, a Confraria Gastronómica do Bacalhau apresenta as mais profundas e sinceras condolências.
O Chefe Silva perpetuará sempre entre nós.
A Confraria Gastronómica do Bacalhau