Assinar


Bairrada // Cantanhede  

Bombeiros formaram mais de 450 pessoas em socorrismo

O Gabinete de Saúde da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (AHBVC) já certificou mais de 450 pessoas em Noções Básicas de Socorrismo. De acordo com as contas da Associação, ao todo, a formação foi frequentada, com aproveitamento, por um total de 456 formandos, desde que arrancou, em novembro de 2011.
Desde então, foram realizadas 25 edições, seis no quartel dos BVC, nove em diversas freguesias do concelho (duas na Tocha e as restantes em Cordinhã, Portunhos, Outil, Ançã, Sanguinheira, Cadima e Ourentã), oito especialmente dirigidas a empresas e duas para IPSS do concelho.
Entretanto encontram-se em preparação mais duas edições, uma na Junta de Freguesia de Febres, e outra dirigida a uma empresa do concelho de Cantanhede.
O curso “Noções Básicas de Socorrismo” da AHBVC é destinado aos interessados com mais de 17 anos e sem formação na área.
Nas edições realizadas nas freguesias, decorre em sessões de duas horas e meia realizadas duas vezes por semana (terças e sextas-feiras), das 20h30 às 23h.
O curso tem a duração total de 22 horas e meia, distribuídas por nove sessões. Entre os conteúdos lecionados encontram-se “Assistência à vítima: abordagem ao acidente/sinistro”, “Alterações do conhecimento: alcoolismo agudo, convulsões, epilepsia, lipotimia, síncope, hipoglicémia”, “Dores precordiais”, “Hemorragias, intoxicações, queimaduras, feridas e afogamentos”, “Lesões músculo-esqueléticas”, “Traumatismos”, “Reanimação cardiorrespiratória”, “Primeiros Socorros Psicológicos” e “Primeiros Socorros Pediátricos”.
O curso tem também uma importante componente prática, incluindo sessões onde os formandos são incentivados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, com recurso a manequins de Reanimação Cardio-Pulmonar (RCP).
Completamente gratuito para os participantes, o curso tem um custo simbólico para a entidade que o requisita, de modo a financiar o material distribuído pelos formandos.
Jorge Balteiro, vice-presidente da direção da AHBVC, adianta estar em perspetiva a criação de uma formação dedicada exclusivamente aos primeiros socorros pediátricos, correspondendo a inúmeras solicitações.