Assinar
Desporto

Programa de Reabilitação reforçado pode contemplar três associações bairradinas

O Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID) foi reforçado com mais 3 milhões de euros. Veja aqui as associações desportivas da Bairrada que podem vir a ser contempladas.

União Desportiva Mourisquense, ADREP (Palhaça) e Associação Desportiva e Cultural da Freguesia de Santo André de Vagos são três das sete associações do distrito de Aveiro cujas infraestruturas desportivas poderão ser renovadas no âmbito da edição de 2021 do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID), que foi dotada com um reforço extra de 3 milhões de euros (5 milhões no total).

Das três associações bairradinas, é a ADCF de Santo André de Vagos que pode receber a maior fatia: a estimativa é de 16 mil euros para reabilitação das instalações de apoio do seu Campo de Futebol. Já a ADREP, no concelho de Oliveira do Bairro, poderá vir a melhorar a eficiência energética do Pavilhão Desportivo – iluminação LED e reabilitação das instalações de apoio, com 15 mil euros de apoio. Finalmente, a UD Mourisquense (Mourisca do Vouga, Águeda) pode ser contemplada com 7.500 euros para iluminação LED (melhoria da eficiência energética).

Por todo o país, a lista provisória de candidaturas a apoiar aponta para quase uma centena de infraestruturas desportivas (94, concretamente) a serem renovadas. Esta lista acaba de ser publicada no site do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Com um montante de mais de 2 milhões de euros, que têm de ser majorados com investimento local, serão reabilitadas infraestruturas de norte a sul do país: 24 na região Norte, 27 na região Centro, 25 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 10 no Alentejo e 8 no Algarve.

No âmbito da aprovação em Conselho de Ministros do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, o IPDJ dotou a edição extra de 2021 do PRID com mais três milhões de euros. As candidaturas ao denominado PRID2021+ abrem esta segunda-feira, dia 3 de maio, prolongando-se até 14 de maio.

O PRID foi lançado em 2017 pelo Governo, dada a inexistência de planos/fontes de financiamento destinadas à requalificação de infraestruturas desportivas, bem como a inexistência de fundos comunitários aos quais clubes e associações se possam candidatar, no atual quadro financeiro de apoio.

As cinco edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de 450 infraestruturas desportivas, num investimento global de mais de 25 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, cerca de 9 milhões de euros.