O Município de Vagos prepara-se para receber, no próximo dia 26 de abril, a atividade escutista São Jorge Região de Aveiro 2026, num evento que espera reunir cerca de 1.551 participantes, entre escuteiros e chefes de vários agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
O evento que acontecerá na Quinta do Ega e no Santuário de Nossa Senhora de Vagos é promovido anualmente pela Junta Regional de Aveiro do CNE, sendo um dos momentos mais relevantes do calendário escutista na região.
O encontro celebra o patrono dos escuteiros católicos, São Jorge, reunindo jovens de todas as idades, dos Lobitos aos Caminheiros, em atividades que combinam vivência espiritual, convívio, jogos e manifestações de fé.
Ao longo do dia, os participantes desenvolverão diversas atividades, culminando com um cortejo até ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos e uma missa no final da tarde.
A escolha do concelho de Vagos para a presente edição reforça o reconhecimento pelo trabalho realizado pelos agrupamentos locais, além de posicionar o território como destino de referência para grandes encontros de jovens.
O programa inclui a cerimónia de abertura às 9h, jogos, almoço, o cortejo, e a celebração religiosa, promovendo os valores de cidadania, solidariedade e serviço à comunidade.
