O Jornal da Bairrada voltou às escolas de Oliveira do Bairro, no âmbito do projeto “JB vai à escola”.
Diferentes turmas de 9.º ano, nas escolas básicas Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, e Dr. Acácio Azevedo, em Oliveira do Bairro, acolheram com entusiasmo o tema, em sessões que se revelaram bastante participativas.



Esta sexta-feira, 2 de maio, a diretora do JB, Oriana Pataco, conclui o projeto deste ano letivo no concelho de Oliveira do Bairro, com mais duas palestras, na EB Frei Gil, em Bustos.
As palestras realizadas este ano letivo procuram dar o máximo de protagonismo aos alunos do 9.º ano.



Tendo como tema base “a desinformação e a inteligência artificial”, os jovens são convidados a refletir sobre as chamadas “fake news” (“notícias falsas”), aprendem a distingui-las das notícias (verdadeiras) e, em caso de dúvida… “nunca partilhar”.
A diretora do JB sensibilizou os alunos para o objetivo principal das fake news, veiculadas, principalmente, nas redes sociais e que visam, na maioria das vezes, manipular quem as lê. “As fake news são usadas para reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de intolerâncias, destruindo pessoas, empresas ou afetando instituições democráticas, o que acontece, sobretudo, em períodos eleitorais”, alertou Oriana Pataco. Trata-se de desinformação, seja através de mentiras intencionais ou de conteúdos não verificados. “Estas notícias falsas são opostas a notícias, mas misturam-se com elas, pondo em causa o debate livre e informativo”, reforçou a diretora do JB.
O boato no meio escolar, o bullying, as diferenças entre notícias falsas e verdadeiras, o uso da inteligência artificial, nomeadamente no meio académico, e, por fim, a partilha ilegal de páginas e edições de jornais foram outros temas abordados nestas sessões.
Em cada palestra, foi distribuído um marcador de livros com a identidade da VISAPRESS, entidade sem fins lucrativos, que efetua a gestão coletiva do direito de autor, relativamente a quaisquer obras ou conteúdos jornalísticos publicados em jornais e revistas.
A diretora do JB terminou apelando aos jovens para lerem, nomeadamente notícias de fontes credíveis, de forma a poderem formar a sua própria opinião e sentido crítico.
Está, entretanto, a decorrer uma nova fase deste projeto “JB vai à escola”, um concurso em que os alunos são convidados a escrever sobre os temas apresentados. Os melhores trabalhos de cada Agrupamento de Escolas serão premiados com cheques-presente para os alunos autores e um diploma de mérito.