Assinar


Desporto // Tribuna de Honra  

Hora das decisões

1-Dois grandes jogos em perspectiva marcam a 28.ª do principal escalão do futebol distrital aveirense: o derby aguedense entre LAAC e Águeda e o Fermentelos – Gafanha. Em Aguada de Cima, a equipa local, que se encontra na zona de descida, já perdeu muitos pontos em casa (quatro vitórias, sete empates e três derrotas), está proibida de perder mais pontos, sob pena de hipotecar a sua permanência na 1.ª Divisão.
O Águeda está um pouco melhor depois de um período menos bom, e sendo certo que está melhor posicionado na tabela classificativa, ainda não está a salvo de qualquer percalço.
Tratando-se de um derby, perspectiva-se um jogo equilibrado e de resultado imprevisível.
O Fermentelos fará a recepção ao terceiro classificado. O Gafanha está a cinco pontos do líder Alba e ainda não atirou a toalha ao chão no que diz respeito ao regresso ao nacional da terceira divisão.
A equipa de Fernando Silva atravessa o melhor momento da época (nos últimos 16 jogos só perdeu 2) e tem boas hipóteses de contrariar os intentos dos gafanhotos, num jogo onde só a vitória lhe interessa.
O Mourisquense, depois de uma boa primeira volta, tem vindo a descer na classificação, joga no reduto do União de Lamas, e não terá pela frente uma tarefa fácil.

II DIVISÃO

SÉRIE C. 1-O líder Oiã joga em Requeixo onde mora o 5.º classificado. Em casa, a equipa de Octávio Almeida apenas perdeu duas vezes e costuma fazer a vida negra aos favoritos. Os oianenses, que somam por vitórias (19) os jogos realizados, sabem das dificuldades que irão encontrar e só uma equipa compacta conseguirá os três pontos.
O Bustos também não terá uma tarefa fácil na Gafanha D’ Aquém. Os actuais quarto classificados apenas perderam um (em Oiã) dos últimos 11 jogos. A equipa bairradina tem, para já, seguro o 2.º lugar, dado que o Troviscalense folga nesta jornada, e tudo irá fazer para somar pontos para consolidar ainda mais a sua posição.
À espreita do 4.º lugar está o Águas Boas que recebe o Eirolense. Caso vença e o Gafanha D’ Aquém e o Requeixo não sejam bem sucedidos nesta jornada, a equipa de Artur Rabiça conseguirá esse objectivo.
Em casa, frente ao Carregosa, o Mamarrosa tem boas hipóteses de regressar às vitórias, o que já não acontece há dez jornadas.
Equilíbrio prevê-se no Sosense – Bom Sucesso, enquanto a BARC não deverá ter dificuldades para derrotar o Nariz, a única equipa da 2.ª Divisão que ainda não ganhou.

SÉRIE D. 1-Apesar de se tratar de um derby, o Mealhada tem boas chances de passar em Arinhos. O Calvão, 2.º classificado, que está apenas a dois pontos do Mealhada, tem um jogo complicado em Aguim. Em casa, o Aguinense apenas perdeu uma vez e irá tentar contrariar o favoritismo vaguense.
O Famalicão recebe o Antes e é claramente favorito, tal como o Luso na curta deslocação a Vila Nova de Monsarros.
Interessante poderá ser o prélio entre duas equipas vizinhas, Couvelha e Ribeira/Azenha. A irregularidade dos visitantes poderá conferir algum favoritismo ao Couvelha.
O Paredes do Bairro, que tem estado melhor fora do que em casa, joga em Parada de Cima contra o CRAC. Empate em perspectiva!

TAÇA DISTRITO

1-S. Roque e Estarreja estão nas meias-finais depois de terem vencido fora Mourisquense (1-0) e Valoguense (6-4), após a marcação dos pontapés de grande penalidade. As duas equipas juntam-se a LAAC e Lobão.
Manuel Zappa