Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oposição e presidente não se entendem com as contas

O vereador do CDS/PP, Jorge Mendonça, e o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, não se entendem com as contas da FIACOBA e da Feira do Cavalo, edição de 2010.

Jorge Mendonça somou as “facturas” e diz que o prejuízo é de 180 mil euros, enquanto que Mário João Oliveira prefere falar em custo/investimento, sublinhando que este se cifrou em 140 mil euros.

O vereador da oposição defende ainda que “menos de 20 mil pessoas pagaram a entrada na Feira”, ou seja, “um número muito distante dos 75 mil referidos no balanço final do evento feito pelo presidente da Câmara”.

“Admitindo a presença de 75 mil pessoas, o que há a concluir é que mais de 55 mil, ou seja, quase o triplo dos pagantes, terão entrado gratuitamente no referido evento.”

Jorge Medonça vai mais longe e refere que “na noite dedicada aos fados, foram vendidos 513 bilhetes e que nas duas noites nos dias 16 e 17 de Julho [actuações de João Pedro Pais e Rui Veloso] foram vendidos 5954 bilhetes”.

Fixação. Mário João Oliveira garante que “passaram pelo certame, Fiacoba e Feira do Cavalo, cerca de 75 mil pessoas”. “Um número que reafirmamos e que inclui todas as pessoas que passaram pelo certame, ao longo dos 9 dias, e que contempla comitivas do programa de animação, entradas para expositores e stands e todas as pessoas que integravam a Feira do Cavalo.”

O edil sublinha ainda que, ao contrário do que o vereador referiu, na última reunião de Câmara, já o tinha informado, na reunião de 9 de Setembro, que “o custo/investimento da câmara foi, liquido e grosso modo, na ordem dos 140 mil euros”.
Mário João diz não entender “a fixação do vereador Jorge Mendonça na Fiacoba, uma vez que a autarquia promove uma multiplicidade de iniciativas às quais o mesmo vereador nunca dedicou tanta importância”.

“A Fiacoba é obviamente importante. Não é comparável com aquilo que acontecia anteriormente, pois são dois eventos, Fiacoba e Feira do Cavalo, que têm programa de animação arrojado e diversificado”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt