Assinar
Anadia // Bairrada  

Cultura: Jovem sangalhense edita policial

Chama-se Luís Reis e tem apenas 23 anos. Este jovem escritor reside em Sangalhos e vai apresentar a sua primeira obra literária no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 15h, na Biblioteca Municipal de Anadia.
A apresentação vai estar a cargo do autarca de Sangalhos, António Floro Ferreira.
O policial romântico, intitulado “O crime da fortuna”, promete, ao longo das suas 122 páginas, suspense, emoções fortes e muitos crimes.
Ao Jornal da Bairrada, o jovem escritor revela que o gosto pela leitura e pela escrita acompanham-no desde muito cedo, sublinhando ser na escrita que se sente bem, que viaja no tempo, por outras épocas e paragens.
“Sempre gostei de escrever e agora decidi arriscar”, diz. E, levantando um pouco do véu, avança que a história se passa na atualidade e que lida com um grande problema social – a ganância. Por isso, diz tratar-se de uma obra empolgante, com muitos crimes, do início ao final, até porque é mesmo no final que se descobre a identidade do vilão.
Em conversa com JB, Luís Reis dá conta de duas fontes de inspiração – a necessidade de caracterizar a ganância, “esta falha da sociedade que dá muito mais valor ao material do que ao sentimental”, mas também a necessidade de enquadrar na obra, a história de Portugal e o património edificado. Daí ter passado uma semana em Lisboa a fazer pesquisas e a conhecer locais por forma a ser o mais fiel possível na caracterização da obra que agora vai ser editada com a chancela da “Chiado Editora”.
Muito embora, ainda só um círculo muito pequeno de pessoas tenha tido acesso à obra, Luís Reis avança que até ao momento as críticas têm sido muito boas: “dão-me indicação que escrevo de forma simples e que o que escrevo dá vontade de ler”.
O escritor sangalhense adianta também que na forja está já um segundo policial, mas desta feita com o enredo a desenrolar-se na zona da cidade do Porto.
Quanto à escolha da Biblioteca Municipal de Anadia para o lançamento da obra, Luís Reis dá conta que, sendo um sangalhense, apaixonado pelo seu concelho (estudou em Anadia) – “fazia todo o sentido que esta minha primeira obra fosse aqui editada”.
O livro vai estar à venda, nesta primeira fase, em Lisboa, na livraria da “Chiado Editora” e, no dia da apresentação, também na Biblioteca de Anadia e é dedicado pelo autor a sua mãe, Madalena Matos e à esposa, Dina Reis.

CC