Assinar


Águeda // Anadia // Bairrada // Cantanhede // Mealhada // Oliveira do Bairro // Vagos  

Depressão muito cavada atravessa as regiões Norte e Centro

Comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Na tarde e noite de sexta-feira, 18 de janeiro, uma depressão centrada a norte dos Açores e em fase de cavamento rápido, desloca-se para leste a cerca de 70 km/h, aproximando-se do litoral norte, no início de sábado. Esta depressão, às 06 horas do dia 19, com um valor de pressão de cerca 980 hPa, estará no litoral junto à região do Porto. Durante a manhã de sábado a depressão atravessará o território, no sentido noroeste – sueste, centrando-se, às 12 horas, em território espanhol.
A partir da tarde de hoje, dia 18, e até ao final de sábado, dia 19, prevê-se no território do Continente condições de tempo severo, em especial nas regiões Norte e Centro e no litoral oeste.
Para o período de tempo referido, prevê-se vento forte ou muito forte, 40 a 60 km/h, com rajadas da ordem de 90 km/h e de 120 km/h, nas terras altas. No período entre as 06 e as 12 horas de sábado, período em que a depressão atravessará o território, prevê-se um aumento da intensidade do vento, com rajadas que poderão ultrapassar os 130 km/h.
No litoral, as ondas serão de sudoeste ou oeste com 4 a 5 m de altura significativa, passando a ondas de noroeste com 5 a 7 metros, entre 06 e as 21 horas de sábado, no litoral oeste.
Prevê-se precipitação por vezes forte nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela, em especial ente as 18 horas de sexta feira e as 03 horas de sábado.

Para mais detalhes, consultar as previsões e avisos meteorológicos no endereço do IPMA.