Assinar


Desporto // Tribuna de Honra  

Fermentelos e Calvão estão de regresso à 2.ª Divisão

Era mais ou menos uma questão de tempo. Com três jornadas para o final do campeonato e com apenas nove pontos em disputa, Fermentelos e Calvão já não vão a tempo de salvarem a época. Com o cenário cada vez mais plausível de descerem sete equipas (Oliveira do Bairro poderá descer na próxima jornada do nacional da 3.ª Divisão; o Alba para lá caminha), a descida destes dois clubes é um facto consumado, a que se junta o Alba B, três equipas que subiram na temporada passada. E o Mansores, que também subiu na época passada, também está em maus lençóis.
Num confronto entre vizinhos, o Fermentelos, que festejou no passado sábado 83 anos de existência, foi perder ao terreno do Mourisquense que, com este triunfo, ficou com a luz ao fundo do túnel na tão desejada manutenção entre os maiores do futebol distrital aveirense. Para ter uma réstea de esperança, a equipa de Fernando Silva estava obrigada a vencer, mas acabou por sofrer a terceira derrota consecutiva.
Em casa, o Calvão não teve arte nem engenho para destroçar o Fiães. A situação dos vanguenses era mais complicada do que o Fermentelos.
Depois de ter conhecido no feriado de 1 de maio a primeira derrota em jogos oficiais em jogo a contar para as meias-finais da Taça Distrito de Aveiro frente ao seu perseguidor (Sanjoanense) direto desde o início do campeonato, o Lourosa, em casa, não vacilou e venceu o Águeda, mantendo a distância de 7 pontos para a formação de São João da Madeira. Se vencer domingo em Castelo de Paiva, a equipa de Martelinho fará a festa da subida ao Campeonato Nacional de Seniores.
Num jogo que se antevia complicado, o Mealhada não passou no terreno do Carregosense, que com esta vitória manteve o 3.º lugar.
2-O Mealhada está quase no limite da permanência. Depois de duas derrotas consecutivas em casa, o conjunto de Tó Miranda volta a jogar em casa frente ao Paços de Brandão, adversário que está em zona de risco. Em caso de vitória, os bairradinos asseguram praticamente a manutenção. Mas atenção: este é um jogo de alto risco.
Com o 3.º lugar ainda no horizonte, o Milheiroense recebe o Fermentelos. Sem a pressão dos pontos, os Pimpões tudo farão para contrariar o favoritismo dos locais e honrar ao máximo a camisola.
O Águeda fará a receção ao Canedo, adversário que vem de duas vitórias consecutivas, uma delas em Fermentelos (também venceu na Mourisca do Vouga), que lhe valeu aproximar-se dos lugares da manutenção. O favoritismo é dos Galos, mas o seu adversário está moralizado.
O Mourisquense tem uma deslocação complicada ao terreno do Carregosense. Lá mora o 3.º classificado e os locais não pretenderão deixá-lo fugir. Um jogo que apela de novo à superação dos jogadores comandados por Carmindo.
Sem praticamente nada a ganhar, o jogo entre o Alba B e o Calvão, duas equipas já condenadas, apenas servirá para cumprir calendário. O único aliciante é quem fica em penúltimo, quiçá em último, dependendo daquilo que o S. Roque fizer.

II DIVISÃO

CAMPEÃO.1-Em casa, o Famalicão perdeu excelente oportunidade para galgar terreno a toda a concorrência, mas acabou por ceder um empate diante do Esmoriz. A equipa de Mário Júlio andou sempre atrás do prejuízo e só no período de descontos chegou ao empate, diga-se justo, pois os jogadores acreditaram sempre num bom resultado.
No próximo fim de semana, o Famalicão folga. O Valonguense joga na casa do Esmoriz e, pela amostra da equipa vareira em Famalicão, não o espera tarefa fácil.

PROMOÇÃO.1-O Oiã folgou e viu o Soutense, a quem ganhou há oito dias, vencer a Ovarense por 3-2. No próximo domingo, o Oiã desloca-se a Ovar. A Ovarense está obrigada a ganhar, pois mais uma derrota poderá deixar a luta pela subida confinada a duas equipas. Não perder (empate) será com toda a certeza bom para os oianenses.