Assinar


Desporto // Rugby  

Moita Rugby Clube da Bairrada sagra-se Campeão Nacional de Sub-18

O Moita Rugby Clube da Bairrada (MRCB) alcançou no passado domingo o seu 1.º título nacional da formação, ao vencer o Campeonato Nacional de Sub-18, 2.ª Divisão, numa final disputada no Estádio Nacional do Jamor contra o Rugby Clube de Loulé por 23-10.
Foi um jogo muito aguerrido de parte a parte, notando-se algum nervosismo inicial da equipa bairradina, sofrendo muito cedo um ensaio que antevia grandes problemas. Contudo, o espírito que tem caracterizado esta equipa durante toda a época soube ser mais forte, e através de uma bonita combinação das suas linhas atrasadas, a equipa da Bairrada conseguiu fazer um ensaio convertido, colocando o resultado em 7-5, resultado que se verificava ao intervalo.
Na segunda parte, um jogo mais dinâmico do MRCB e o acumular do cansaço por parte da equipa do RC Loulé deram os seus frutos, devido ao acumular de faltas, e os bairradinos souberam aproveitar as suas penalidades aos postes, em mais uma tarde inspirada do seu 15 Henrique Monsanto, com 3 conversões em 3 tentativas.
Com mais um ensaio para ambas as formações, o resultado final ficaria em esclarecedores 23-10 para a Bairrada, sagrando-se campeã Nacional.
“Esta vitória é um prémio justo para todo o clube, não só pelo trabalho desenvolvido durante este ano, mas por todos os anos de grande entrega e sacrifício que muitas pessoas souberam ter para tornar esta aldeia da Moita numa das referências do Rugby Nacional. Que muitos mais venham”, referiu no final Rui Rodrigues, um dos treinadores da equipa e diretor técnico do MRCB. O treinador agradeceu à Câmara Municipal de Anadia por todo o apoio prestado, e ao patrocinador oficial da equipa Sub-18, a Stirisol.
De louvar o apoio dos cerca de 130 adeptos que se deslocaram ao Jamor por terem sabido tornar este grande jogo numa verdadeira festa do Rugby.
O MRCB alinhou e marcou: Daniel Gomes, Luís Pires, Gonçalo Almeida, João Pais, Cláudio Santos, David Lourenço, Fábio Silva, Pedro Santos, André Neto, Gonçalo Costa, João Roque, Miguel Heleno (5pts.), Luís Dias, José Abreu e Henrique Monsanto (13pts).
Suplentes: Ruben Ari, Diogo Fernandes (5pts.), Bruno Valentim, António Lourenço, Nuno Coleta, Nuno Ferreira, Tiago Oliveira, João Sousa, Ricardo Martins e William Figueiredo.
Treinadores: Rui Rodrigues e Marcelo Alves.