Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Festa da Criança e VIVA atraem milhares

Terminou este domingo o VIVA As Associações e a Festa da Criança, eventos que atraíram, mais uma vez, muitos milhares de pessoas ao Espaço Inovação em Vila Verde – Oliveira do Bairro, oriundas não só do concelho mas também de toda a região Centro.
O “VIVA As Associações”, feira do movimento associativo do concelho de Oliveira do Bairro, decorreu entre 28 de maio e 1 de junho e serviu de palco para as associações do concelho apresentarem ao público as suas atividades e todo o trabalho que realizam ao longo do ano. Na edição deste ano, foi notório um incremento de qualidade na apresentação das associações, quer fosse nos seus espaços de promoção ou nas atividades que apresentaram ao público, numa clara demonstração de contínua evolução e qualificação do trabalho que realizam em benefício da comunidade.
Na sessão de abertura, Mário João Oliveira, Presidente da Câmara Municipal, agradeceu às Associações presentes, assinalando os cerca de “120 participantes entre associações e artesãos, o que revela o dinamismo do nosso tecido associativo”. O autarca manifestou também a sua satisfação pelo facto de, nesta edição, a iniciativa contar com novas associações, algumas recém-criadas. No final da sessão, Mário João Oliveira deixou um agradecimento especial aos dirigentes associativos, pelo excelente trabalho que têm realizado, concluindo que “o concelho seria bem diferente sem as suas associações.”
Como novidades do certame associativo, destacaram-se a conferência “VIVA a partilha do que É NOSSO” – Associações: laboratórios de trabalho comunitário e experiências de sucesso”, que reuniu um painel de associações do concelho, representativas das mais variadas áreas, e ainda a II Corrida de Carrinhos de Rolamentos, que consagrou Marco Andrade, como vencedor da Prova de Perícia, e Filipe Sereno como o piloto mais rápido, na prova de velocidade.
No sábado e domingo, o VIVA As Associações partilhou o espaço com a Festa da Criança que, este ano, coincidiu com o Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho, dia em que também foi realizada a apresentação do livro infantil “Conta um conto”, de Rosinda de Oliveira, no auditório do Espaço Inovação.
Com novidades face a edições anteriores, destacando-se a presença do Circo Evolution e do Comboio Mágico, que fizeram as delícias dos mais pequenos, esta aposta da autarquia tem-se assumido, ao longo dos últimos anos, como um dos eventos mais emblemáticos do município e que mais pessoas atrai ao concelho de Oliveira do Bairro. Foram, garantidamente, milhares de crianças que, acompanhadas pelas suas famílias, passaram pelos dois dias desta festa que transformou o Espaço Inovação num mega parque de diversões, onde todas as atividades e animações eram gratuitas, desde os carrosséis aos inúmeros insufláveis, passando pelas canoas, passeios de póneis e jogos tradicionais, entre muitas outras propostas de entretenimento.
No último dia do VIVA e da Festa da Criança, Mário João Oliveira não escondia a sua satisfação pela forma como decorreram as duas iniciativas. “Pela qualidade e empenho de todas as associações e artesãos que marcaram presença e pela quantidade de pessoas e famílias que passaram pelo Espaço Inovação nos últimos cinco dias, esta é uma aposta que orgulha o nosso concelho e que vamos continuar a acarinhar”, concluiu o autarca.
Acrescente-se que no dia 1, se realizou um torneio de malha organizado pelo Grupo Desportivo Troviscalense, com o objetivo de revisitar este jogo tradicional e proporcionar momentos de lazer e desportivismo a todos os participantes.
Esta competição, contou com 13 equipas de dois elementos. A grande vencedora do torneio, com 28 pontos, foi a dupla Arnaldo/Carlos, ficando em segundo e terceiro lugar, respetivamente, as equipas Fernando/Martinho (27 pontos) e Valter/Delmar (26 pontos).