Assinar


Desporto // Outras modalidades  

Atletas do Curigym brilham no mundial com as cores de Portugal

A cidade de Rimini, em Itália, foi palco do maior campeonato do Mundo de que há memória, sob a organização da maior federação de Kickboxing mundial (WAKO).
Com a presença de 24 atletas, três treinadores e comandada pelos selecionadores Paulo Santos e João Diogo, Portugal conseguiu mais um feito histórico, ao arrecadar três medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze.
A participação de cinco atletas da Bairrada foi também um resultado único para o desporto da Bairrada e Região Centro do país, ao conseguir trazer uma campeã mundial, Patrícia Lourenço, um vice-campeão, André Santos e um bronze, Magda Ruas. A pequena Sara Rodrigues perdeu no combate que lhe garantia o bronze mas provou que tem atitude para ser uma próxima candidata ao pódio. Tiago Santos, uma das grandes esperanças a ser campeão mundial, não foi autorizado a combater na disciplina que foi inscrito, em virtude de ser uma disciplina de KO, pois apenas tem 14 anos. Dessa forma, a única opção foi ter feito outra disciplina que nada tem a ver com aquela que ele tanto treinou. Paulo Santos, selecionador nacional, garante que não houve qualquer negligência na sua inscrição, apenas conhecendo o potencial dele, arriscou um pouco.
A campeã do Mundo Patrícia Lourenço não teve tarefa fácil. Depois de ter eliminado várias adversárias, atuou na final com uma costela fraturada. Foi um ouro muito sofrido visto que, a dez segundos do fim, a atleta da seleção portuguesa estava a perder. Com dicas preciosas e grandes incentivos do seu treinador e selecionador Paulo Santos, que a conhece melhor do que ninguém, Patrícia conseguiu ir buscar força para marcar o ponto que precisava para trazer o ouro para a Bairrada.
André Santos, que teve a tarefa mais difícil da Seleção Nacional, ao apanhar no seu grupo 14 países no qual estavam as seleções mais fortes, apanhou na segunda eliminatória um forte candidato ao ouro de origem, bem mais velho do que o André. Destemido como sempre, o atleta da Bairrada mostrou que a sua missão era só ganhar e, naquele que foi considerado um dos melhores combates deste campeonato, garantiu a passagem à final. Com muitas mazelas nas pernas, toda a noite a gelo, jogou a final no dia a seguir, novamente com outro atleta russo, que tinha ganho a eliminatória anterior por KO ao primeiro assalto, por isso conseguiu apresentar-se mais fresco na final, onde ganhou ao atleta luso com uma diferença mínima.
O composto dos árbitros, antes do combate final começar, informou os selecionadores que se André ganhasse, não só trazia o ouro, como também o prémio de melhor atleta deste campeonato.
Magda Ruas (perdeu 52 quilos de peso corporal em 20 meses de treino) conseguiu um excelente terceiro lugar, que lhe garantiu a medalha de bronze.
Paulo Santos agradece o apoio da Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro, pois foi a única entidade até agora a ajudar nas despesas deste campeonato.