Assinar


Bairrada // Vagos  

Mercado Solidário em Vagos

A Câmara Municipal de Vagos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Vagos, está a organizar o Mercado Solidário, que decorrerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, no Mercado Municipal de Vagos.

Pretende-se com esta iniciativa, a troca de brinquedos, livros não escolares, jogos didáticos, CD’s, etc., por géneros alimentícios que depois seguirão para as escolas da rede de bibliotecas de Vagos, cabendo a cada escola a tarefa de os distribuir em cabazes às famílias mais carenciadas do seu núcleo educativo.

Neste espaço estará, em permanência, uma mostra de artesanato, velharias, gastronomia com a presença das Confrarias “As Sainhas” e “Sabores da Abóbora”, animação e, também, a Lojinha Social. A lojinha estará aberta para receber as dádivas dos cidadãos (roupa, calçado, roupa de cama, etc…) que depois serão entregues às famílias mais carenciadas do concelho.

A abertura do Mercado Solidário terá início no sábado, dia 29, pelas 16h, com a atuação da Orquestra Ligeira da Filarmónica Vaguense, seguindo-se um concerto pelas 16h30.

Pelas 17h30 tem início uma conferência da iniciativa do Lions Clube de Vagos sobre “A Casa Gandareza no concelho de Vagos”, apresentada pelo Arquiteto João Carlos Sarabando, seguindo-se pelas 18h30, a apresentação do livro “Cabouqueiros de Abril” de Natália Cordeiro. Às 19h30 será a vez do cantor  Bruno Pato subir ao palco e, pelas 21h, as Danças Africanas a cargo de alunos da EPADRV que encerrarão a animação musical.

No domingo, a abertura do Mercado Solidário será feita com a animação do grupo Côdeas do Diabo e pelas 16h, é a vez dos mais novos se divertirem com as brincadeiras do Museu do Brincar. Pelas 17h é hora de Cozinhar em Família com o Colégio N.ª  Sr.ª da Apresentação de Calvão. Ao início da noite pelas 19h, inicia-se a atuação musical do grupo “Vozes do Bar”.

O Mercado Solidário encerra no dia 1 de dezembro, com as visitas das escolas do concelho e animação com o Museu do Brincar.