Assinar


Bairrada // Mamarrosa // Oliveira do Bairro  

Rosinda de Oliveira faleceu

Rosinda de Oliveira, de 82 anos de idade, a colaboradora mais antiga do Jornal da Bairrada, faleceu hoje. O funeral realiza-se amanhã, sábado, pelas 15h30, na Capela Mortuária da Mamarrosa.
Rosinda de Oliveira, nasceu a 2 de Fevereiro de 1932, no lugar de Penedos, freguesia de Covões.
Ao longo da sua vida dedicou a sua maior atenção ao concelho de Oliveira do Bairro.
Fez a escola primária na Mamarrosa, com a Prof. Cacilda Pato Macedo, depressa se apaixonando pela leitura e pela escrita.
Em 1948 frequenta o Colégio de Oliveira do Bairro e posteriormente o de Oiã, em 1951 ingressa na Escola do Magistério Primário de Coimbra, terminando o curso em 1953.
Exerceu a sua actividade profissional na Palhaça, em Aveiro, no Tramagal e em Abrantes. Ao mesmo tempo continuou a estudar, ingressando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde obtém em 1968 o Curso de Ciências Pedagógicas. Após a conclusão do Curso, exerceu a profissão na Escola Fernando caldeira em Águeda e posteriormente foi colocada na Escola João Afonso de Aveiro.
Participou com trabalhos na imprensa, nomeadamente no “Jornal de Abrantes”, “Correio do Vouga”, “Litoral”, “Diário de Aveiro” e “Jornal da Bairrada”.
Sempre dedicou parte da sua vida às atividades culturais, nomeadamente ao Teatro.
Em 2005, Rosinda de Oliveira, da Mamarrosa, recebeu a Medalha Municipal (Câmara Municipal de Oliveira do Bairro) de Mérito Pedagógico-cultural, grau ouro, pelo seu contributo no campo da pedagogia, da cultura e da escrita.