Assinar
Bairrada // Vagos  

Vagos: Zona Industrial pode acolher produção de pera abacate

O plenário municipal poderá vir a ser chamado, em breve, para aprovar a concessão de terreno, a surgir na área envolvente da Zona Industrial de Vagos. Em causa está um projeto, destinado à produção de pera abacate, que já obteve parecer positivo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Apresentado à autarquia, por um empresário agrícola vaguense, o referido projeto foi inicialmente chumbado por aquele organismo. Porém, considerando que o mesmo seria de interesse para o município, o executivo camarário acabaria por inverter tal decisão, rebatendo o parecer com argumentos de peso.
De acordo com o vereador Paulo Sousa, responsável pelo pelouro do Planeamento e Desenvolvimento Económico, a Câmara vai agora entrar em contacto com o empresário em causa, para saber “se ainda está interessado” em desenvolver o referido projeto agrícola. Se a resposta for positiva, o executivo camarário deverá suscitar a sua aprovação formal, remetendo-o posteriormente à assembleia municipal.
Tanto quanto se sabe, a produção de pera abacate poderá vir a ser implantada, na quase totalidade do perímetro da zona industrial, nas laterais e parte traseira. De fora ficaria a zona frontal, onde está previsto, conforme projeto camarário mais antigo, a produção de energia através da instalação de painéis fotovoltaicos.
De referir que também este projeto (cujo espaço prevê a instalação de dez mil painéis), obteve parecer negativo do ICNF, que entende ser necessário garantir um “perímetro de segurança”, sempre que se trata de uma zona industrial. Opinião diferente tem o Ministério de Economia, apurou este jornal.
Eduardo Jaques
Colaborador